Como Formar um Grêmio Estudantil

Como Formar um Grêmio EstudantilO grêmio estudantil é uma organização que tem a finalidade de ser o porta-voz dos alunos dentro da escola ou faculdade.

O grêmio atua nas esferas culturais, desportivas, cívicas e educacionais na escola, e é o órgão máximo de representação dos estudantes na escola.

Se sua escola ou faculdade não tem um grêmio, saiba que vocês estão perdendo muitos direitos. Assim como na política, a população é representada por uma parcela de políticos que traduz seus anseios e reivindicações para os mais poderosos.

Fazer parte do grêmio é uma ótima maneira de entender o que cidadania e exercer seus direitos como cidadão, para saber como formar um grêmio estudantil, leia as informações abaixo.

Forme uma chapa

Formar uma chapa é como formar um partido político. Junte seus amigos e criem suas propostas, elas serão a bandeira da chapa.

Normalmente as chapas não tem um número determinado de participantes, mas é importante que ela represente todos os níveis da escola, por exemplo: os componentes devem ser de séries diferentes e não uma panelinha de colegas, lembre-se: o grêmio é um órgão político dentro da escola.

Após definir o nome, as propostas e os componentes da sua chapa, comece sua campanha eleitoral.

Sua chapa deve concorrer com outras já existentes e por meio de votação secreta, ela poderá ser eleita ou não. Caso não haja outras chapas na sua escola, a diretoria deve incentivar os alunos à formar suas chapas e concorrer.

O que a chapa vencedora deverá fazer?

Os mandatos duram um ano e a obrigação da chapa é ser o porta-voz dos alunos junto à diretoria.

É importante que haja reuniões com todos os alunos para tomar decisões importantes, debater as mudanças necessárias e ouvir as reclamações, elogios ou sugestões dos alunos.

Tudo deve ser bem organizado e democrático, o grêmio nunca pode agir sozinho, ele representa todos e não apenas alguns.

Infelizmente, nem todos os problemas podem ser resolvidos pelo grêmio, mas as exigências devem ser levadas à diretoria ou a reitoria.

Além das reuniões com os alunos, o grêmio deve se reunir com professores e diretores para debater as mudanças, os componentes da chapa devem ter tempo para se dedicar às suas obrigações políticas e administrativas.

Feiras, campeonatos, concursos e semanas temáticas também podem ser organizados pelo grêmio estudantil, por ser composto por alunos, é bem mais fácil saber do que todos gostam.

Monte sua chapa e comece a lutar pelos seus direitos.