Como Ficar com o Corpo Definido

Como Ficar com o Corpo DefinidoAtualmente há uma incessante busca pelos corpo perfeito e durinho, com o verão às portas é que entramos num estado de pseudo neurose e só pensamos em dieta, barriga sequinha e corpo definido

Isso não é tão estranho se pensarmos que diária e socialmente, somos massacrados pela televisão e pelas revistas que insistem em mostrar como nós somos feios e as personalidades famosas são lindas, porém em termos de saúde isso já não tão normal assim.

Essa sociedade, que supervaloriza a magreza e ridiculariza os gordinhos, adoece a mente de muitas e muitos adolescentes e crianças, um destes sintomas é a anorexia ou a bulimia, transtornos alimentares que aparecem naqueles que fazem das suas vidas uma incessante busca pelo corpo ideal.

Ter um corpo definido não é produto de dietas malucas e horas se esfalfando numa academia, o corpo definido é o resultado de uma vida equilibrada que harmoniza a prática de exercícios constantes, alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis. Se você deseja definir seu corpo em um mês, é melhor mudar de planos ou estender mais este prazo, do contrário sua frustração sera inevitável.

Se você deseja ter um corpo definido, comece por traçar um plano de exercícios e fazendo uma reeducação alimentar. Porém para definir o corpo é preciso constatar qual é o estado atual do seu corpo.

Se você está acima do peso

Neste caso há em algumas partes do seu corpo gorduras localizadas, a região do abdome, glúteos (o famoso culote) e coxas são as mais propensas para acumular gorduras. Para poder definir os músculos e vê-los crescer e aparecer será preciso eliminar a camada de gordura que estão entre eles e sua pele.

Para fazer isso nada é mais eficaz do que praticar atividades com alto gasto calórico, as aeróbicas, que consomem muito oxigênio (você fica ofegante), aceleram o gasto calórico e por isso mesmo ‘queimam’ as gorduras indesejáveis.

Muitas pessoas cometem o erro de praticar musculação sem eliminar o excesso de gordura localizada, o problema é que a gordura que fica por cima do músculo, salta para fora e para os lados quando o músculo cresce devido ao exercício, o resultado? uma barriguinha bem mais saliente do que já era.

Sugestões de exercícios: Spinning, correr na esteira, subir escadas, correr ao ar livre, praticar esportes de competição como futebol, basquete, tênis e volei, dançar. Pratique no mínimo por 40 minutos (o organismo só começa a queimar o estoque de gordura corporal depois dos primeiros 20 minutos de treino), 3 x por semana.

Se você está dentro do seu peso normal

Está na hora de começar a definir sua musculatura. A prática de exercícios aérobicos pode ser feita simultaneamente à musculação, mas aquela prejudica os efeitos desta pois acaba consumindo os músculos para dar energia ao corpo. O mais indicado é diminuir a prática dos aeróbios e aumentar a musculação, daí a necessidade de eliminar as gordurinhas extras antes de começar a puxar ferro pra valer.

Para definir o corpo o treino mais recomendável é com series de poucas repetições e muito peso. Se você não tem o hábito de praticar esportes, comece comm pesos leves e gradativamente vá aumentando a carga e diminuindo as repetições. Em geral, séries de 10 à 15 repetições são suficientes.

Sugestões de exercícios: Musculação, localizada e pilates de 3 até 5 vezes por semana dependendo do seu condicionamento físico.

Dieta

Os alimentos que auxiliam no ganho de massa muscular são os que contém proteínas como carnes e suplementos.

Evite consumir alimentos muito gordurosos, refrigerantes e doces em excesso pois criar e acumular gorduras não é o seu foco. Carnes magras, frutas, verduras, legumes e carboidratos não podem faltar no seu prato.

Beba muita água.

Suplementos

Os suplementos devem ser usados com cuidado e são recomendados para treinos intensos (atletas), usar um suplemento à base de proteínas não vai fazer seus músculos crescerem como mágica e podem até engordar caso sua rotina de exercícios não seja frequente e regular.

Hábitos de vida

Dormir bem ajuda a desenvolver os músculos pois enquanto você dorme, sua musculatura se recupera das possíveis lesões decorrentes do exercício e cresce. Cortar o cigarro e beber com moderação fazem com que seu desempenho na hora do treino seja usado ao máximo e além disso, sua saúde ficará bem mais conservada.

Paciência

Seguindo todas as recomendações, você levará algum tempo para definir seu corpo, não tente acelerar o processo ou pular etapas, um corpo bonito (de verdade e sem efeito sanfona) é resultado de uma vida regrada e com bons hábitos.