Como Fazer Yoga em Casa

Como Fazer Yoga em CasaEssa prática milenar é famosa nos quatro cantos do mundo. Ela é usada na medicina alternativa e no ocidente ficou associada à posturas Hatha Yoga. Influenciou religiões como o Hinduísmo, o budismo e outras religiões.

Colocando a história de lado, a Ioga traz diversos benefícios, entre eles acalma ao sistema nervoso, equilibro do corpo, mente e espírito. Os praticantes da ioga pensam que ela pode prevenir doenças e problemas de saúde específicos ao manter os meridianos de energia abertos e a energia da vida fluindo.

São tantos benefícios que dá vontade de fazer neste momento, não é mesmo? Algumas academias oferecem o exercício, mas acabam cobrando os olhos da cara por uma hora ou menos por aulas na semana. Mas saiba que não precisa pagar caro para ter todos aqueles benefícios para a saúde. Confira abaixo algumas dicas e sobre como fazer em casa cada uma das principais posições da ioga, sem custos e com muita saúde.

1. Arado: Deite de barriga para cima, eleve as pernas e o quadril, e segure as costas com as mãos. Leve os pés em direção ao chão atrás da cabeça. Permaneça na posição por 30 segundos, duas vezes. Aumente 20 segundos por semana até chegar a dois ou três minutos.

2. Benefícios: Alonga coluna, melhora irrigação sanguínea no cérebro, elimina o estresse e massageia as vísceras abdominais (estimula intestino, rins).

3. Contraindicação e cuidados: Quem tem hérnia de disco cervical ou hipertensão deve evitar a postura.

4. Arco: Deite de barriga para baixo, dobre os joelhos e segure nos tornozelos. Lentamente, erga as pernas e o tronco, formando um arco. Permaneça na posição por 20 segundos, duas vezes. Aumente 20 segundos por semana até chegar a um minuto.

5. Benefícios: Estimula os músculos da coluna, expande a caixa torácica (melhora a capacidade respiratória), massageia as glândulas suprarrenais e dá mais coragem e força de vontade.