Como Fazer uma Retrospectiva

Como Fazer uma RetrospectivaTodo final de ano é aquela coisa de rever os momentos vividos durante todo o ano.

É muito bom olhar as coisas boas que passaram e, quem sabe, projetar um futuro com base no que foi vivido. Não é a toa que muita gente repete aquela frase: “recordar é viver”.

Existem infinitos tipos de retrospectivas: de aniversário, de casamento, de namoro e até o Facebook lançou, em 2012, a retrospectiva dos usuários durante o ano na rede social.

Algumas coisas são necessárias para você montar a sua retrospectiva.

Antes do evento colaborativo, peça que amigos e pessoas próximas a você e da pessoa que será presenteada com a retrospectiva, sobre fotos, vídeos e outros materiais que marcaram a história da pessoa.

1. Reúna todo o material, seja ele digital ou em papel. Se o material não estiver no formato digital, tire scanner dele para facilitar na apresentação na festa. A maior parte das retrospectivas é feitas no formato de vídeo.

2. Se quiser, grave com uma câmera de mão depoimento de pessoas que estão mais próximas o anfitrião da festa. Peça para que elas digam mensagens positivas e votos que agradem o anfitrião e tenham relação com a comemoração da festa.

3. Com todo o material recolhido, é hora de por a mão na massa. Se não tiver muitas habilidades com programas de montagem de vídeos, use o Windows Movie Maker. Ele é muito fácil de usar e logo vai aprender os truques e como usar as ferramentas para a montagem do seu vídeo.

4. Organize as fotos e materiais de forma cronológica, faça títulos com ano, local ou data comemorativa. É bom deixar o vídeo bem organizado para não confundir quem vai assistir a ele.

5. Pense em um uma música animada e que o anfitrião goste muito. Com certeza vai embelezar ainda mais a sua produção e vai fazer ele se emocionar com a trilha escolhida.

Tudo pronto e testado carregue o vídeo no computador e exiba na festa. Certamente todos vão adorar.