Como Fazer uma Resenha Crítica

Como Fazer uma Resenha CríticaA resenha crítica é mais do que um resumo informativo, pois é também uma forma de expressar a visão do autor sobre o tema. Esse artigo traz algumas dicas e instruções para você elaborar um resenha crítica para ninguém botar defeito.

1. Antes começar a desenvolver a resenha crítica, você deve ter feito um boa abordagem do tema a ser discutido, como por exemplo, no caso de uma resenha sobre um texto, você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando qual o tema abordado pelo autor, qual o problema que ele coloca, qual a posição defendida pelo autor em relação ao tema e quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição.

2. Para elaborar sua análise sobre o tema, ou seja, elaborar sua crítica, você deve relacionar os elementos do texto lido com outras ideias, fazendo uma espécie de contextualização. Não esquece que você deve ser coerente ao transcrever suas ideais.

3. No desenvolvimento, parte do “meio” da resenha crítica, você deve desenvolver melhor as ideais apresentadas e relacionadas no segundo passo. Explica cada detalhe e diga o que fez com que você chegasse a determinadas constatações.

4. Na conclusão, faça uma avaliação da qualidade do texto quanto à sua coerência e originalidade, entre outros aspectos que achar relevante.

5. Não esqueça de conferir se sua resenha está de acordo com as seguintes exigências:

De conteúdo:

- Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais idéias do autor;

- Toda resenha deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;

- Toda resenha deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima.

De forma:

- A resenha deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo;

- A resenha é um texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo);

- A resenha deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.