Como Fazer uma Resenha Crítica

Como Fazer uma Resenha CríticaA resenha não é apenas um resumo informativo, ela contém um importante elemento de interpretação de texto ou de qualquer outro material em questão, pois envolve sua análise sobre determinado tema. Para a construção de uma boa crítica é preciso seguir algumas instruções. Nesse artigo estão algumas dicas para você fazer uma resenha. Vamos pegar como exemplo a formulação da resenha crítica sobre um texto.

1. Leia o texto com muita atenção. É o primeiro e mais importante passo, fazendo uma boa leitura você conseguirá identificar os traços que serviram de base o para a elaboração da resenha. São esses: o tema abordado pelo autor, o problema colocado em questão, a posição defendida e os argumentos complementares utilizados para tal defesa.

2. Faça uma análise do texto. Relacione os elementos do texto lido com outros textos, autores e ideias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado.

3. Monte a estrutura da resenha. No primeiro parágrafo, apresente o tema a questão e o que está sendo defendido pelo o autor do texto.

4. Desenvolvimento do texto. Agora é hora de expor sua análise. De maneira organizada, comece por colocar as ideias centrais do texto e depois as ideias secundárias. Dê início a sua crítica, exponha suas ideias. Nessa parte da resenha, coloque todas suas anotações feitas durante a análise do texto.

5. A conclusão. Termine de desenvolver sua crítica. Faça uma avaliação da qualidade do texto quanto à coerência e forma como foi abordado o tema.