Como Fazer Uma Reportagem

Como Fazer Uma Reportagem         É preciso ser muito apaixonado pelo jornalismo para se conseguir desempenhar a função de um repórter plenamente, é simplesmente uma daquelas coisas que não vingam sem paixão, afinal de contas um repórter tem que passar pelas mais inusitadas situações para conseguir levar a notícia completa até você e ainda assim, mesmo depois de um longo dia de correria, câmera e caneta à mão, amanhã é mais um dia de trabalho.

         Se você pensa em ser jornalista, eu sugiro que experimente, é uma experiência ímpar e se quer desempenhar o seu trabalho com máxima qualidade, fique atento às dicas e saiba como fazer uma reportagem.

  1. Defina uma pauta antes de começar a apurar os fatos – Saber sobre o que você vai escrever é primordial. Você deve se planejar tendo como base aquilo que você deseja escrever, é importante também ter a consciência de para quem você está escrevendo.
  2. Faça uma apuração completa – A apuração dos fatos nunca é demais em uma reportagem. Valorize os personagens, o tempo e o espaço da notícia, sem deixar de lado a notícia em si. Você deve ser minucioso em cada vertente, pois deve deixar tudo bem claro para o leitor (ou expectador). Se houver alguma informação faltando, mesmo a mais simples, então a reportagem ainda não está completa. Viva a história, deixe-se envolver. Produzimos melhor sobre aquilo que sentimos.
  3. Consiga boas imagens – Sejam em fotografias ou em vídeo. Você precisa de boas imagens que ressaltem o tema abordado. Uma boa imagem pode fazer de uma pauta aparentemente ruim uma reportagem super interessante, tudo é uma questão de foco nos detalhes.
  4. Certifique-se de que todas as fontes são verdadeiras – Pois o compromisso com a verdade é de suma importância na carreira de um jornalista. Nada pode descredenciar mais um profissional dessa área que publicar qualquer coisa que seja inverídico.