Como Fazer uma Rádio


Como Fazer uma Rádio
No mundo tecnológico atual, qualquer um pode criar um veículo de comunicação através de internet. Um dos métodos para fazer isso é criando a sua própria rádio online.  Milhares estações de rádios online estão sendo criadas, pois os custos de operação são baixos e você mesmo pode operá-la de seu computador pessoal. Outro ponto positivo é que por ela ser transmitida pela internet, qualquer pessoa no mundo pode ouvi-la. Quer aprender como fazer uma rádio? Daremos algumas dicas para te ajudar.

1. Crie um projeto do que você pretender fazer. É muito importante que você tenha uma linha a seguir. Crie uma estação com um foco, por exemplo, uma rádio voltada para tocar Rock’n'll ou musica pop. Pode ser também uma rádio que fale sobre esportes, dando boletins sobre as principais competições, debates e etc. O importante é você planejar como será sua rádio antes de colocá-la na web.

2. Adquira os equipamentos necessários. Você precisará, no mínimo, de um bom microfone e headphones. Eles podem ser comprados facilmente pela internet ou em lojas de informática. Outra coisa importante é ter uma boa conexão com a internet.

3. Você precisa de um precisa de um programa para transmitir sua programação pela internet. Existem vários programas que permitem colocar no ar sua rádio web, como o SHOUTcast, Helix Server Basic, Quicktime Streaming Server, Quicktime Broadcaster, Peercast e o Icecast.

4. Cuidado para não violar direitos autorais. Antes de colocar música para tocar na sua rádio entre em contato com gravadoras para conseguir permissão. Muitas vezes será necessário pagar para tocar a música de determinado artista. O uso sem permissão de material protegido por direitos autorais pode acarretar um processo judicial e multas pesadíssimas. Uma boa dica é procurar artistas que estão procurando divulgar a sua música, que permitirão sem problemas que suas músicas sejam tocadas na sua rádio.

5. Veicule propagandas na sua rádio para lucrar. Uma vez que sua rádio já estiver com um número razoável de ouvintes, comece a procurar possíveis anunciantes. Proponha que empresas anunciem em sua programação, lembrando que o valor pago depende de muitas coisas, como público alvo atingido, horário desejado e principalmente audiência. Os horários de maior audiência deverão ser vendidos mais caros que os outros. Tenha em mão esses dados antes de negociar.