Como Fazer uma Planta Baixa

Como Fazer uma Planta BaixaA planta baixa é a visão horizontal aérea de um imóvel.

Em geral faz-se um corte horizontal a 1,5m a partir da base e pode-se ter uma visão completa da construção.

Na planta devem estar representados os espaços físicos e espessuras e comprimentos de paredes e porta. Também deve haver a marcação destes espaços em relação à estrutura do imóvel.

Os ambientes devem estar nomeados e com os níveis indicados, bem como a disposição de pias, janelas, portas e aquecedores.

Nas notas devem estar explicados os símbolos elétricos utilizados, a forma de acabamento e métodos de construção.

A planta baixa é extremamente importante e deve estar bem detalhada, pois é apartir dela que serão planejadas as instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias, telefônicas, sistemas de prevenção a incêndios e de segurança. E a partir da planta baixa serão feitos os cálculos para estruturação e fundamentação da obra.

Muitas obras que não deram certo são provenientes de plantas baixas mal feitas e pouco detalhadas.

Não devem portanto constar erros na planta baixa, e ela deve ser o mais próximo da realidade possível.

Atualmente o software mais utilizado para criação de plantas pelos arquitetos é o AutoCad, mas também é possível criar uma planta baixa manualmente, porém deve-se ter cuidado para respeitar a escala imposta.

As imobiliárias para vender os imóveis, se aproveitam das plantas baixas inserindo elementos como móveis, plantas e enfeites para que o comprador conheça o imóvel antes de comprá-lo e por isso oferecem a planta com uma sugestão de mobília e disposição de móveis. Porém a planta mais relevante é a do arquiteto, pois é por ela que se fundamenta e planeja a obra.