Como Fazer Uma Petição Inicial

Como Fazer Uma Petição InicialQualquer cidadão deve ter suas obrigações e direitos, porém muitas vezes isso não é respeitado.Ora porque o cidadão não exerce suas obrigações e ora porque ele não tem acesso correto aos seus direitos.E lutar por esses direitos é que move muitos processos no país. A petição inicial é um documento que tem por fim reivindicar e defender os direitos de um cidadão.A petição inicial é o que dá inicio a ação judicial ou processo.Ela serve para reivindicar direitos tanto da pessoa física como jurídica -no caso das instituições. Nós vamos te dar dicas de como fazer uma petição inicial.

1. Procure um advogado. Se você não tem conhecimento na área jurídica será primordial que você procure e contrate um advogado para entrar com a sua petição inicial. O advogado elaborará a petição inicial que pode tanto ser escrito como digital. Ele estudará o seu caso e analisará a sua situação para então elaborar a petição inicial.

2.O que deverá ter sua petição inicial ? O seu advogado saberá elaborar a sua petição inicial e te orientar em todo processo ,mas é importante também que saiba que para a elaboração da sua petição inicial é necessário cumprir os requisitos do Código de Processo Civil brasileiro, para que ela seja considerada apta. Esses critérios estabelecidos incluem :

  • Indicação de juiz ou tribunal ao qual é dirigida a sua petição inicial
  • Deve conter os nomes, prenomes , estado civil, profissão , domicilio e residência do autor e do réu. O autor será o requerente, justificante, suplicante ou arrolante, nesse caso o advogado. E o réu será a pessoa  requerida .
  •  Indicação do fato e os fundamentos jurídicos do pedido – são as causas pela qual você está dirigindo a sua petição
  •  Indicação do pedido, com suas especificações
  • Deve conter o valor da causa – mesmo que não tenha fins econômicos , envolverá várias finalidades
  • Indicação das provas pelo autor  – os tipos de provas podem variar entre prova documental , prova pericial e prova testemunhal .
  • Requerimento para citação do réu – é fundamental para a defesa do réu.

Essas foram algumas dicas de como fazer uma petição inicial.