Como Fazer uma Pesquisa

Como Fazer uma PesquisaNeste artigo vamos tratar de pesquisas voltadas para a área de marketing e negócios.

As pesquisas têm diversas funções: avaliar um produto, definir as características de uma população, selecionar um público -alvo, etc.

O objetivo principal é, por meio da observação, criar a melhor estratégia para elaborar o plano de ação e assim alcançar o objetivo proposto.

Para obter sucesso a pesquisa deve ser bem planejada e constituir um meio e não um fim para alcançar suas metas.

1º Passo: Defina e direcione a pesquisa. Por exemplo: a finalidade da pesquisa é definir as características sócio econômicas das pessoas que utilizam notebooks.

2º Passo: Defina o formato da pesquisa. A maior parte das pesquisas são feitas por meios de questionários de múltipla escolha que serão aplicados a um número determinado de pessoas, mas deve-se ter cuidado pois as questões devem ser bem direcionadas para responder aquilo a que ela se propõe.

3º Passo:  Defina a amostragem da pesquisa, isto é, quantas pessoas responderão ao questionário e por qual meio: corpo à corpo, via e-mail, mala direta.

4º Passo: Decodifique a pesquisa. Retire dela os dados que você estava buscando e dê a ela uma forma “material”, representando-a por gráficos por exemplo, dessa forma a compreensão e visualização dos dados obtidos fica melhor.

No exemplo dado acima, por meio do questionário você poderá verificar qual é o perfil sócio econômico desta população e por meio destes dados direcionar pelos meios corretos seus produtos e serviços.