Como Fazer uma Peça de Teatro

Como Fazer uma Peça de TeatroO teatro é uma das formas de expressão da arte mais antigas que existe. Ele surgiu nos primórdios da história, na Grécia Antiga, originado de manifestações em homenagem a Dionísio, Deus do vinho.

Interessante, não é mesmo? História à parte, mesmo tantos anos depois da criação do teatro, eles continuam em alta nas grandes cidades e até nas escolas, já que o teatro é considerado uma atividade lúdica, ou seja, que educa e estimula s criatividade.

O melhor de tudo é que não é necessário ser um profissional das artes para criar o próprio espetáculo.

1. É fácil. Se baseie no que você já viu no cinema e na televisão. Pense em uma história interessante e com alguns personagens. Pense nos diálogos que os personagens terão entre si e nas cenas que eles participarão.

2. Atente também aos detalhes de cenário, iluminação etc. Se não tiver muitos recursos financeiros, pense em algo simbólico e que represente muitas coisas. Às vezes, dependendo da história, é possível colocar um sofá velho e uma mesa de centro para representar uma sala de estar onde tudo acontece.

Certifique-se de identificar o personagem principal e um acontecimento específico que tenha outros fatos que se desenrolem naturalmente.

Diálogo

O diálogo é extremamente importante e é o ponto chave para as peças. Elas são naturais, pois não contam com efeitos especiais, truques do cinema ou mesmo uma tecnologia específica para contar as histórias como só a TV e os filmes podem fazer.

Escreva

É outra parte imprescindível para a sua peça. Escrevas um resumo, sobre seu personagem principal. Coloque suas palavras e ideias no papel. Planeje e reescreva, pois sempre reescrevendo é que a história fica melhor.