Como Fazer uma Palestra

Como Fazer uma PalestraQuando se ouve falar em palestras muitos já imaginam aquela coisa chata onde você tem que ficar sentado em uma cadeira por várias horas ouvindo uma pessoa chata falar nada com nada na frente de um grande projetor.

Algumas situações podem até ser verdade. Entretanto, se for o caso de você precisar criar uma palestra, o Como Fazer lhe apresentará dez passos para ter uma palestra totalmente bem sucedida, sem aquelas situações chatas com pessoas levantando dos lugares para ir beber água ou ao banheiro desnecessariamente ou mesmo algumas conversando entre si sobre algum tema completamente diferente do que está sendo falado para o público.

1. Procure aprender tudo sobre a audiência antes de começar a expor suas ideias. Este é o primeiro passo. É importante ser organizado e ter informações que possam ser interessantes para o seu público.

2. Depois, encontre regras para dar uma palestra. Monte um pequeno kit com um resumo sobre o que será falado e, se possível, um roteiro sobre o que vai acontecer e se haverá um tempo para perguntas e respostas.

3. Planeje a sua apresentação. Este é um ponto importante para a palestra. Caso você ultrapasse o tempo planejado para a apresentação, dessa forma será possível diminuir o tempo da palestra sem prejudicar o aprendizado do tema. Afinal, imprevistos podem acontecer.

Lance mão da tecnologia. Ela é ótima nesses momentos e você deve usá-la a seu favor. Procure saber de antemão se o lugar onde ministrará a palestra tem computador. Essa é uma ferramenta importante para o desempenho e sucesso da palestra. Se comprar um controle para mexer no Power Point, tente saber como ele funciona antes da palestra começar. Pois você não vai querer que te ensinem  no meio da sua apresentação, não é mesmo?