Como Fazer Uma Ótima Redação

Como Fazer Uma Ótima RedaçãoSaber expressar suas ideias de forma clara e convicta é muito importante, tanto na oratória quanto no papel e por isso saber fazer uma boa redação é de suma importância. Para quem deseja prestar concurso ou coisas afins, fique atento para estas novas dicas que o Como Fazer traz para aqueles que querem fazer uma ótima redação

1.     Partes de uma redação – Pra começar é preciso ter em mente que uma redação deve ter um título, uma introdução (no máximo 2 parágrafos), um desenvolvimento (recomenda-se de 2 a 3 parágrafos) e uma conclusão (1 parágrafo).
2.     O título – É importante que você deixe o título para o final. Reserve o espaço dele para adicioná-lo no fim. É mais fácil pensar nele quando se acaba a redação para se ter uma ideia mais criativa e dinâmica, que tenha a ver com o texto. Um título muito quadrado não é benéfico à redação.
3.     A introdução – Nestes primeiros parágrafos você apresenta uma questão e cria um conflito para ela.
4.     O desenvolvimento – Esta parte é muito importante e é bom ser planejada. Nos parágrafos de desenvolvimento você deve expor suas ideias de forma clara e escrever exemplos e motivos que fundamentem a sua tese. Nunca fique entre duas opiniões divergentes, escolha uma e defenda-a. É interessante que antes de escrever você pense em dois tópicos que possa discutir no parágrafo. Anote-os em um rascunho e depois desenvolva-os no texto.
5.     A conclusão – Uma boa conclusão vem para reforçar tudo aquilo que você defendeu e, se possível, é bom trazer uma solução coerente para o problema e que esteja de acordo com os seus ideais. Nunca se contradiga!
6.     O que não é permitido em uma redação – Fique atento aos erros de português, use sempre a linguagem culta, mas cuidado: Não use palavras tão rebuscadas que manchem a clareza de suas ideias, mostrar sua capacidade argumentativa é muito mais importante que mostrar seu domínio sobre o vocabulário; Procure também não encher linguiça, os avaliadores notam isso à distância. Isso soa como despreparo, parece sempre que você está tentando enrolar por não conhecer bem o assunto.

Estas foram algumas dicas para a hora de montar a sua redação. Recomenda-se também que você leia bastante, pois a leitura eleva seu potencial de escrita. Procure também estudar assuntos que estejam repercutindo na mídia, mas é importante praticar! Pratique sempre que puder, pois a perfeição vem da prática.