Como Fazer uma Monografia

Como Fazer uma MonografiaA monografia é um trabalho de investigação cientifica sobre os conhecimentos existentes sejam eles já publicados ou não. É formada por um conjunto de atividades integradas, com uma unidade metodológica, visando alcançar determinados objetivos claramente definidos. É uma dissertação sobre um único assunto ou tema.

Para fazer uma monografia, é preciso seguir normas ou padrões, que podem ser fornecidos pela Instituição solicitante, pelo professor orientador do tema e, em caso de não haver estas normas por escrito, você tem a opção de consultar algumas das bibliografias sobre o assunto na internet ou no site da ABNT. É muito importante conhecer essas normas para trabalhos acadêmicos.

1. Prepare a apresentação. Antes de começar a redigir sua monografia, abra um arquivo no programa Word do Windows Office, determine os padrões principais, como tipo de fonte, tamanho do corpo da letra, margens, entrada de parágrafos e espaços entre eles. Faça também uma capa para o trabalho contendo seu nome, o da instituição e do orientador/professor (se for o caso de trabalhos escolares) e um título breve e bem específico.

2. Faça a introdução. Nesta parte você irá passar para o leitor uma ideia geral sobre o que será abordado no trabalho, mostrando o objetivo principal da monografia ou tese. Esta introdução ao tema proposto deve conter uma apresentação clara, os objetivos e a importância do trabalho realizado. Para facilitar, quando estiver elaborando essa primeira parte responda: que assunto será tratado em sua monografia, por que acha importante a abordagem do mesmo, qual seu objetivo e o que pretende defender na dissertação.

3. Desenvolva o tema. Essa parte pode ser dividia em capítulos. Exponha o assunto, levando em consideração seu ponto de vista. Faça proposições e considerações relacionando-as com abordagens de outros autores ou você pode elaborar sua própria teoria.

4. Elabore uma conclusão. Terminado o desenvolvimento do tema, escreva o que pode constatar. Faça um resumo abrangendo as teorias e considerações elaboradas com o desenvolver do trabalho, como o que você aprendeu e considera importante.

5. Coloque as referências bibliográficas. Essa etapa tem haver com a organização e padronização de sua monografia. Coloque suas fontes de pesquisa, como revistas, jornais, sites e livros. As referências devem estar em ordem alfabética e de acordo com as normas técnicas da ABNT. Pode-se incluir também lista de figuras, lista de tabelas, lista de quadros, siglas e abreviaturas, caso necessário.