Como Fazer uma Monografia Passo a Passo

Como Fazer uma Monografia Passo a PassoA monografia é um trabalho de investigação cientifica e crítico sobre os conhecimentos existentes sejam eles já publicados ou não. É formada por um conjunto de atividades
integradas, com uma unidade metodológica, visando alcançar determinados objetivos claramente definidos. Para fazê-la,  é preciso seguir normas ou padrões, que podem ser fornecidos pela Instituição solicitante, pelo Professor – Orientador do tema em foco, e, em caso de não haver estas normas por escrito, pode –se também consultar algumas das bibliografias sobre este assunto sugeridas no final deste artigo, bem como é essencial conhecer as normas para trabalhos acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (site: www.abnt.org.br).

As normas a serem seguidas para elaborar uma monografia ou tese são:

  • Definir o que se vai estudar, ou seja, rever a literatura existente e outras fontes de consulta a respeito do assunto ou tema em questão;
  • Justificar, isto é, deixar claro o porquê estudar e aprofundar aquele assunto e que novas abordagens se propõe a fazer;
  • Apresentar uma metodologia aplicada, que é a maneira como se pretende desenvolver a monografia ou tese;
  • Apresentar as conclusões – Quais conclusões foram encontradas, e ou sugestões de prosseguimento.

É preciso ter disposição, entusiasmo, motivação para se fazer um bom trabalhocientífico, pois uma monografia exige pesquisa e investigação do interessado, no que se refere ao tema que o autor irá tratar.

O tema de uma monografia é livre, podendo ter como eixo orientador assuntos que foram focalizados durante o curso, onde o aluno deseja aprofundar em sua investigação, isto para o caso de monografias exigidas por instituições educacionais.

As partes principais da monografia ou tese são:

  • Capa – Contendo o título do trabalho, nome do autor do trabalho e o nome do professor orientador. Nome da Instituição a qual o aluno pertence , nome do curso e a
    data da conclusão da monografia. O título deve ser curto, específico, sem fórmulas de qualquer espécie.
  • Índice completo e sumário - O índice é útil para facilitar a leitura e recorrer a página citada com maior facilidade, compõe-se de todos os capítulos e seus sub capítulos, e o sumário serve para enumerar as partes principais, indicando as páginas iniciais dos capítulos e as partes em anexo. Este item é dispensável no caso de monografias com menos de 100 páginas.
  • Resumo – Que substitui o prefácio dos livros tradicionais e fornece uma idéia geral do conteúdo da monografia ou tese. Este breve resumo admite no máximo 20 linhas de texto ou máximo de 500 palavras e deve vir logo depois do índice.
  • Introdução - É quando se introduz o tema proposto pelo autor para dar a quem vai ler a ideia do assunto sobre o qual se vai focalizar, mostrando o objetivo principal da monografia ou tese. Esta introdução ao tema proposto deve conter uma apresentação clara, os objetivos e a importância do trabalho realizado.Para facilitar a introdução responder as perguntas: de que assunto trata a sua monografia, porque acha importante tratar este assunto, qual é seu objetivo, o que pretende defender nesta dissertação?
  • Justificativa - O por quê da escolha do tema da monografia, isto é, porque é importante abordar aquele tema. Consiste em justificar e definir o problema em foco.
  • Desenvolvimento do tema - Visa expor o assunto, mostrar a maneira como pensa sobre o mesmo, fazendo as proposições,considerações, concordando ou não com outros autores, ou expondo uma nova teoria. Esta parte pode ser dividida em capítulos.
  • Conclusões e sugestões ou recomendações - É a parte final, onde ocorre a síntese das idéias propostas no corpo do trabalho, isto é, as teorias, considerações, sugestões propostas quanto aos principais assuntos tratados.
  • Referências Bibliográficas - São as fontes de pesquisa consultadas para a elaborar a monografia, tais como: livros, sites, jornais ou revistas, separatas,outras fontes de informação, isto é, qual foi o material de consulta utilizado no trabalho. As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética, seguir as normas técnicas da ABNT. Pode-se incluir também lista de figuras, lista de tabelas, lista de quadros, siglas e abreviaturas, caso necessário.
  • Glossário – Deve constar quando o autor julgar importante a definição da terminologia utilizada no corpo do trabalho.
  • Anexos – São colocados quando necessários. É parte dos anexos, alguns textos de autoriado autor, instrumentos da pesquisa de campo, roteiros, questionários, tabelas longas, outras tabelas e gráficos que poderão servir como fontes de consulta para o leitor. As tabelas e gráficos também podem ser colocados junto dos assuntos tratados, quando são considerados pelo autor como facilitadores para a clareza da exposição no corpo do trabalho.
  • Contra capa – Pode-se colocar uma ou duas páginas em branco antes da contra capa.