Como Fazer uma Mini Estufa

Como Fazer uma Mini EstufaFaça suas sementes crescerem mais rápido construindo uma estufa barata e fácil de fazer. Você pode fazer uma estufa para uma única planta ou uma onde caibam várias. Essa é uma boa maneira de melhorar o verde da sua casa. Antes de começar, você precisa decidir o que você quer cobrir com a estufa. Você vai cobrir uma planta em um pote, ou um canteiro suspenso inteiro? O tamanho e número de plantas importa bastante. Isso irá determinar que tipo de mini-estufa você vai precisar fazer. Se você for cobrir apenas uma planta relativamente pequena, você pode fazer uma estufa com uma garrafa ou pote de vidro. Essa é uma solução apropriada para 1-3 plantas que não tenham mais de 12cm. Se você quer cobrir de 4 a 8 plantas um pouco maiores, é melhor fazer uma estufa pequena com estrutura de madeira. Isso lhe dará mais superfície, além ser possível cultivar plantas de até 20cm. Se você precisa cobrir plantas maiores (como vegetais) ou uma área maior (como um canteiro suspenso), o ideal é fazer uma estufa maior com canos de PVC. Isso permite um espaço customizável, apesar de não ser possível fazer uma mini-estufa que cubra mais de 3m² sem torná-la difícil de mover. Sua altura também pode ser customizada, apesar de que algo maior que 45cm não faz muito sentido (nesse ponto, a estufa não pode mais ser chamada de “mini”).

1. Tire medidas

Se você está construindo uma das estufas menores, você precisa medir suas plantas e certificar-se de que elas não vão ficar grandes demais.

2. Junte os materiais necessários

Junte o que você precisa para a estufa que quer construir. Isso lhe poupa tempo, além de garantir que você tem acesso a todos os materiais antes de iniciar o projeto.Para as estufas de garrafa ou pote, você irá precisar de uma garrafa ou pote de tamanho adequado, tesouras e fita. Você também precisa conferir se tem os materiais corretos para o crescimento da planta, como terra, areia e pedras.

3. Use uma garrafa de refrigerante de um litro

Você pode usar uma garrafa de plástico de 1 litro para fazer vários tipos de estufas. Elas são ideais para usar em uma única planta pequena e de raízes rasas. Como exemplos podemos citar uma orquídea, uma samambaia pequena, ou um cactus. Procure garrafas de vários formatos para ter mais opções de customização.

4. Use cola quente para colar a abertura da garrafa que você acabou de cortar dentro da parte inferior da garrafa.

Isso fará uma base em forma de vaso para sua estufa. Nivele as pontas de forma que ela fique reta em uma mesa. Depois, faça a parte de cima da estufa cortando a parte de cima da garrafa mais larga, talvez um centímetro abaixo da curva que vai para o gargalo. A parte de cima desta garrafa se torna uma tampa para a outra, que você transformou numa base.

5. Finalizando 

Ponha os materiais da seguinte forma: Carvão mineral; As pedras; Terra; e por fim a muda. Feche bem  e regue bem pouco uma vez ao dia.