Como Fazer uma Mesa

Como Fazer uma MesaOs móveis dizem muito sobre seus donos e dão personalidade aos ambientes que ocupam.

Apesar de existirem muitas lojas vendendo móveis como mesas, acabamos nos deparando com uma triste realidade, os móveis mais acessíveis são todos iguais, já os diferenciados (e isso não significa que sejam de boa qualidade e tal) têm um valor elevadíssimo, por estes e outros motivos pode já ter passado pela sua cabeça a ideia de construir suas próprias peças.

Este artigo é voltado para aquelas pessoas que apesar de não ter muita ou nenhuma afinidade em construir móveis, não têm medo de por a mão na massa, se este é o seu caso, separe os materiais que você precisará para fazer sua mesa.

Materiais

Madeira (prefira as macias como o pinheiro ou álamo para um melhor acabamento)

Serra

Cola para madeira

Grampos

Lixadeira de energia

Parafusos

Verniz

Passo a passo

1 Inicie o trabalho desenhando numa folha sulfite o formato e as medidas da sua mesa, isso é muito importante pois norteará seu trabalho.

Comece desenhando o tampo como se ele estivesse sendo visto de cima e marque a altura e largura da peça. Use lápis e régua para que o trabalho seja preciso.

Desenhe as pernas da mesa e marque sua altura e largura, mas não se preocupe com as dimensões, isso é apenas um croqui.

2 Se você usar tábuas de de madeira (folhas) use as macho e fêmea, ou então use uma única folha.

Corte a madeira no tamanho e formato desejados e em caso de ter usado as folhas macho e fêmea, cole e aperte o tampo para que ele se fixe bem por pelo menos 12 horas.

3 Fazendo a parte que fica embaixo do tampo: é a sub tabela, ela é útil pois ajuda a segurar as pernas após sua fixação. Para fazê-la, meça as bordas da mesa e faça uma marca deixando uns 5 centímetros.

Corte os pedaços de madeira e fixe-os com cola ou grampos na parte de baixo do tampo da mesa, é como se você fizesse uma borda na parte interna do tampo. Aguarde a cola secar e a construção ficar bem fixa.

4 Fazendo as pernas: Corte uma perna do tamanho que você deseja e as demais com um tamanho aproximado, para nivelá-las, junte as quatro pernas e serre-as juntas usando a primeira como modelo.

Com a lixadeira de energia dê o acabamento às pernas, mas não lixe nem a parte superior nem a inferior para que as pernas não percam seu ângulo reto.

5 Prenda as pernas à subtabela usando cola e parafusos para maior fixação. Verifique se as pernas estão retas e mantenha-as presas.

6 Lixe a mesa por completo. caso você não queira pintá-la, não deixe de dar o acabamento com o verniz para que a madeira fique protegida.