Como Fazer uma Maquete

Como Fazer uma MaqueteMaquete é uma representação de algo em menor escala. Elas são muito usadas por mobiliárias para demonstrar condomínios para possíveis compradores. Antes da construção de projetos urbanos, é comum a confecção de uma maquete para se ter uma idéia melhor do resultado final. A maior maquete do mundo está localizada em Hamburgo, na Alemanha. Ela possui 1.100m² e é completamente computadorizada.

Além de trabalho, maquetes podem ser um divertido hobby. É muito comum nos Estados Unidos a construção de maquetes de trem por diversão, existindo inclusive lojas especializadas na venda de todo tipo de acessório para maquetes de ferrovias em vários tipos de escala.

Você encontrará muitas também em feiras de ciência. Você precisa fazer uma para o seu trabalho escolar? Vamos dar dicas para você fazer uma maquete e tirar um 10.

Antes de tudo, faça o projeto. Desenhe sua maquete para saber exatamente o que você fará e o que você precisará.

O primeiro a se fazer é a base. O ideal aqui é usar um compensado de madeira. Não use isopor ou cartolina, pois quando você precisar transportá-la, a chance de tudo quebrar é muito grande. Desenhe estradas, rios, ruas e qualquer outra marca no terreno antes de tudo.

Tenha completa noção da escala pretendida. Faça tudo na mesma proporção. Carros, Prédios, casas, pessoas, árvores e tudo da maquete devem estar em tamanhos proporcionais. Nada de aproveitar aquele seu carrinho de brinquedo na maquete fazendo com que o teto do carro esteja no segundo andar do prédio.

Faça os prédios separadamente e antes de colocar na maquete. Não tente colocá-los na maquete para depois pintar que não dará certo. Existem lojas especializadas que vendem casas, árvores entre outras coisas para a sua maquete. Procure uma perto de você.

Quanto mais detalhe melhor. Não poupe esforço em detalhar sua maquete. Quanto mais detalhada, mais real fica e mais bonita ela será.