Como Fazer uma Justificativa

Como Fazer uma JustificativaPara um trabalho escolar, TCC, monogragrafia, ou qualquer outro projeto, é bem provável que seu instrutor lhe peça para fazer uma justificativa. Por isso, esse artigo traz algumas dicas para você elaborar um justificativa perfeita.

1. Seguindo os padrões estipulados pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), esta parte do trabalho deverá apresentar as razões do que será abordado ao longo de todo o projeto. Procure articular a relevância intelectual e funcional do assunto investigado acrescentando a sua experiência prática como elaborador do projeto.

2. Some a defesa de suas idéias, a utilização de citações de outros autores para que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta. O diálogo com os principais autores ou correntes interpretativas sobre o tema deve ser um dos pontos mais importantes para dar credibilidade ao seu trabalho.

3. A Justificativa deverá exaltar a importância do tema a ser estudado e a necessidade de se levar adiante tal empreendimento, caso esse sej ao caso, sem que se responda tudo o que será tratado ou concluído durante o projeto.

4. A linguagem deve ser objetiva e bastante direta. Evite muitos “rodeios”, pois nessa parte final do trabalho suas ideias devem ser bem interpretadas, para isso, precisam estar claras.

5. Para deixar claras as razões do que será abordado no projeto, pode-se responder em formato dissertativo questões como: “Quais motivos justificam meu projeto?”; “Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa?”.

6. Tome o cuidado de não tentar justificar a hipótese. Esta deverá ser levantada e desenvolvida em outra parte do projeto. Não se deve tentar responder ou concluir o que vai ser buscadono trabalho.