Como Fazer uma Escada

Como Fazer uma EscadaAs escadas foram criadas para ligar locais com diferentes níveis. Com certeza é um dos elementos mais antigos presentes nas construções desde que o homem começou a fazê-las e diariamente nos deparamos com escadas. As escadas podem ser feitas de vários materiais diferentes e apresentar inúmeros formatos. Podem ser compostas de alguns poucos degraus ou ligar diversos andares de um prédio, por exemplo. Para começarmos a entender como funcionam as escadas, primeiramente devemos nomear as suas partes. As escadas são compostas por degraus. Cada degrau é composto pelo piso (ou passo, ou, ainda, pisada), a parte plana onde pisamos, e pelo espelho, a parte vertical. As ditas escadas vazadas são destituídas desse elemento vertical entre um piso e outro e, dessa forma, é possível ver através delas. Ainda assim, à distância entre cada degrau é chamada de espelho.

1. Pisos e espelhos. É muito importante saber o que é piso e o que é espelho, porque as escadas devem ser calculadas ainda na fase do projeto de qualquer construção e, para isso, devemos dividir a diferença de nível entre os andares que a escada ligará pela altura do espelho. O resultado da conta que foi feita será o número de degrau que a escada terá.

2. Largura. É muito importante que a escada que será construída não tenha menos de 80 cm de largura , porque ela será muito estreita e a circulação será muito difícil. Principalmente se a escada estiver entre duas paredes muito altas. As escadas se tornam confortáveis a partir de 90 cm.

3. Patamares. Os patamares são os momentos em que o ritmo dos degraus é interrompido. Isso geralmente acontece quando há uma mudança de direção, como nas escadas em “L”, ou em forma de “U”. Nestes casos, recomenda-se que o patamar tenha pelo menos a mesma largura da escada para não prejudicar a passada. Os patamares podem surgir ainda como forma de descanso em escadas muito longas. Nesse caso, o cálculo deve prever a medida de um número inteiro de passos no patamar para que a escada seja, de fato, confortável. Em determinados locais proíbe-se a construção de escadas com mais de 17 degraus sem um patamar intermediário.

4. Altura do espelho. Uma altura confortável para o espelho é de cerca de 10% da altura das pessoas, ou seja, entre 16,5 cm e 18 cm em média.

5. Comprimento do piso. O comprimento do piso não deve ser inferior a 25 cm, para que nossos pés caibam perfeitamente neles. O ideal seria que o comprimento fosse de 27 a 30 cm.