Como Fazer uma Criança Comer Frutas

Como Fazer uma Criança Comer FrutasA nutrição das crianças é sempre uma grande preocupação para os pais, e nós sabemos do que as crianças gostam: salgadinhos, doces, frituras, bolachas recheadas, chicletes e balas com certeza entram na lista de alimentos preferidos por elas.

O problema é que estes alimentos são pobres em vitaminas e fibras e contêm muitas calorias, o que contribui para a obesidade infantil se forem consumidos em excesso. Pior ainda é quando, apesar de todos os esforços, a criança continua torcendo o nariz para alimentos mais saudáveis.

As frutas são saborosas, ricas em vitaminas, sais minerais e fibras e devem fazer parte da alimentação de crianças e adultos, pouco calóricas e fresquinhas, elas são ótimas para serem consumidas no calor, se estes argumentos não convencem seu filho, então tente estes truques.

Pais e filhos

Um dos grandes obstáculos para fazer com que uma criança coma frutas, são os próprios pais. Muita vezes a mãe come frutas e oferece ao filho, mas o pai simplesmente rejeita este tipo de alimento. Se apenas um dos pais comem frutas, as crianças usarão aquele que não come como desculpa para não comer também.

Para dar certo, ambos os responsáveis devem consumir frutas e falar como são gostosas e doces, para dessa forma incentivar por meio do exemplo.

Incluindo frutas

Se seu filho é fã de sorvete, pique algumas frutas no doce e sirva junto. Morangos, maçãs, uvas e pêssegos são boas opções.

Use este truque em todos os doces que seu filho for comer, sempre que possível inclua as frutas nas sobremesas.

Vitaminas de frutas têm boa aceitação pelas crianças, bata mamão, banana e maçã com o leite e ofereça à criança, para deixar a vitamina mais turbinada, acrescente aveia e não coloque açúcar.

Na sobremesa, ofereça saladas de frutas ao invés de bolos e chocolates, para deixá-las mais chamativas use uma cobertura de creme de leite ou calda de chocolate, com o tempo eles poderão ser dispensados.

Faça sobremesas com frutas, pavês, tortas e flãs são boas opções.

Novas frutas

Apresentar frutas novas e diferentes pode ser uma boa saída para chamar mais a atenção da criança, fruta do conde (pinha), damascos e lichias podem ser novidades atraentes para a criança.

Não force

Bater ou castigar a criança para que ela coma frutas é a pior atitude, na cabeça da criança a fruta será sempre algo tão ruim que ela precisa sentir dor ou sofrer de algum modo para se ver obrigada a comê-la, quando ela ficar maior vai rejeitar este alimento.

Converse e consuma frutas perto da criança, este é a melhor maneira de convencê-la.