Como Fazer uma Criação de Codornas

Como Fazer uma Criação de CodornasUma das principais vantagens da criação de codornas é a facilidade do manejo, principalmente para quem nunca criou nenhum tipo de animal. Além disto, a criação pode ser uma boa opção econômica, especialmente para a produção de ovos. Nos últimos anos, o consumo de ovos de codorna tem crescido muito e o investimento necessário para começar essa criação é baixo, assim como os custos de manutenção.

As codornas são aves de pequeno porte, muito dóceis e de fácil manuseio. Elas não são muito exigentes em sua alimentação, pois comem diversos tipos de provimentos (veja na seção sobre alimentação), habita bem na maioria dos climas, é uma ave muito doméstica.

1. Em primeiro lugar adquira as aves, mais compre aves de boa procedência.

2. A criação pode começar com apenas 100 codornas, para o consumo familiar.  O número necessário para uma pequena granja é de cinco a dez mil aves. É possível adquirir as aves ainda pequenas, a partir de um dia ou já adultas, prontas para a postura.

3. Além de precisar de um galpão disponível, é necessário comprar gaiolas, bebedouros, comedouros e uma chocadeira elétrica, porque as codornas não chocam. Cada gaiola (com 100 centímetros por 50 centímetros) comporta cerca de 40 aves. Pode-se utilizar o sistema de baterias, ou vertical, em que as gaiolas são sobrepostas. A principal vantagem desse método é acomodar um número maior de aves. Em um galpão de 30 metros de comprimento e cinco metros de largura, por exemplo, pode ser colocadas  até dez mil codornas.

4. Higiene e o uso de medicamentos e vitaminas são fundamentais, certifique de manter o habitat dos animais sempre limpos, pois isso vai evitar a proliferação de bactéria que podem fazer mal às aves.

5. Gaiolas criadeiras com aquecimento elétrico são utilizadas para a criação do pintinho, desde a eclosão até a idade mínima de 15 dias das aves.

6.  Para a alimentação você pode encontrar rações comerciais fareladas de uso específico de codornas com as vitaminas necessárias para a engorda das aves. As codornas gostam de comer de tudo, como verduras, ração, insetos pequenos, minhocas e etc. A sua alimentação básica é a ração. A ração é muito rica e nutritiva, mas você deve variar bastante sua nutrição.

7. O manejo de reprodução das codornas deve, preferencialmente, ser feito em gaiolas coletivas de machos e fêmeas. Periodicamente, o macho de um abrigo deve ser trocado de lugar com o macho do outro abrigo vizinho e assim sucessivamente. Recomenda-se um macho para cada três fêmeas.