Como Fazer uma Cortina para Cozinha

Como Fazer uma Cortina para CozinhaFazer uma cortina para cozinha não é algo tão difícil, com um pouco de tempo e paciência, mesmo sem ter experiência em corte e costura é possível dar uma cara nova a está parte da casa apenas com uma nova cortina.

Comece lendo nosso tutorial e separando tudo o que será necessário.

Materiais necessários

Tecido

Tesoura

Fita métrica e trena

Linha

Máquina de costura

Ferro de passar

Varão

Como Fazer

1. Comece tirando as medidas de tudo com a trena, o varão deve ser 10 cm mais largo do que a janela, de forma que quando colocado, deve haver uma sobra de 5 cm em cada lado da cortina.

2. A cortina deve ser 60 cm mais comprido do que a janela, de forma que quando colocada ela deve ficar 40 cm mais para baixo da janela e 20 cm acima dela.

3. Prenda o varão 20 cm acima da janela.

4. Já com a medida certa da cortina em mãos (60 cm a mais do que a altura da janela e 10 cm a mais da largura da mesma) corte o tecido, lave o passe muito bem.

5. Na parte de cima da cortina (a que será pendurada no varão) faça um dobra de 10 cm e costure como se fosse uma barra de calça, não feche as laterais, pois o varão passará por aí.

6. Caso você queira uma cortina com duas partes (dividas ao meio), faça a bainha nas laterais e na barra de cada uma delas.

7. Faça franzidos no tecido a parte e costure nas laterais da cortina, passe sem desfazer os franzidos e pendure a cortina.

8. Você pode enfeitá-la como quiser, use a imaginação para dar seu toque pessoal. Pendure-a no varão e pronto.