Como Fazer uma Conclusão

Como Fazer uma Conclusão

Muitos estudantes sempre tem a mesma dúvida na hora de escrever um trabalho: qual é o jeito certo de se escrever uma conclusão? O certo é fazer uma conclusão grande, explicando minimamente o que pensa, ou ir direto ao ponto e ser simples e sucinto? Abaixo, você vai aprender como fazer uma boa conclusão em apenas poucos passos.

1. Escreva com atenção. Para que a sua conclusão fique boa, é preciso que você preste atenção ao redigir todo o trabalho. Entenda o que está escrevendo e faça perguntas a si mesmo sobre o assunto tratado. Faça uma auto-discussão para que você veja os pontos mais principais do trabalho.

2. Pense e repense. Antes de sair escrevendo a conclusão, é legal organizar sua ideias e/ou fazer um rascunho. A conclusão é a parte mais importante do seu trabalho e, caso seja mal feita, pode colocar tudo a perder. Portanto, defina quais são suas ideias sobre o que acabou de dissertar antes de escrever no papel.

3. Seja direto. Uma conclusão não precisa ser enorme para ser bem feita. Pelo contrário; quanto mais sucinta ela for, melhor. Lembre-se de que o trabalho em si já está feito, tudo o que você tinha que falar e defender sobre o tema, já está escrito. Na conclusão, você deve usar frases diretas e não usar a arte da “enrolação”. Seja direto, aponte de uma vez o que você quis dizer ao fazer aquele trabalho. É importante ressaltar que, em uma conclusão – que é sempre o último parágrafo do texto – você deve retomar a sua ideia original, aquela que foi descrita logo no começo do texto. Você tem que “reafirmar” o que foi dito no começo considerando tudo o que você disse ao longo do trabalho.

4. Cause um impacto no leitor. Uma dica legal para deixar a sua conclusão melhor, é criar um impacto. Como dito no item acima, o uso de frases diretas e sucintas ajudam nessa etapa. Sempre ouvimos que “a primeira impressão é a que fica”, mas, no caso de um texto, o que realmente funciona é o contrário – a impressão que fica, na verdade, é a última.

Seguindo os passos acima, você será capaz de fazer uma conclusão ótima para seus trabalhos!