Como Fazer uma Conclusão de um Trabalho

Como Fazer uma Conclusão de um TrabalhoA parte mais prazerosa do trabalho é fazer a conclusão dele, afinal já está no final, não é mesmo? Só que você precisa ficar muito atento para não se enrolar na hora de fazer a conclusão do seu trabalho. Ela é muito importante para que o seu trabalho se conclua com perfeição e você passe todas as ideias de maneira que o seu professor entenda tudo que você quis explicar durante o trabalho. Tome cuidado para não redigir palavras sem sentido na conclusão, pois isso pode prejudicar o que você já apresentou.

1. Coloque a conclusão nas normas ABNT. Geralmente, a conclusão só é feita quando os professores pedem que o seu trabalho seja nas normas ABNT. Com isso, lembre-se de colocar a conclusão com a letra em tamanho 12, espaçamento de 1,5 e o título “Conclusão” esteja centralizado.

2. Explores as ideias que já foram discutidas. Na conclusão lembre-se de explorar todas as ideias que você já apresentou no trabalho. Não invente nada e não adicione novas informações nesta parte. A conclusão serve única e exclusivamente para você concluir o trabalho mostrando suas ideias e não adicionando novas ideias.

3. Tamanho para uma conclusão. Isso dependerá muito da extensão que teve o seu trabalho, mas tente ser o mais breve possível e não ultrapasse duas páginas, pois você começará a escrever informações sem nexo.

4. Continue defendendo a ideia que foi apresentada no trabalho. Não mude sua opinião durante a conclusão, mantenha um ponto de vista durante o trabalho e continue com ele até o final, incluindo a conclusão dele.

5. Confirme todas as afirmações que foram ditas no trabalho. Reafirme tudo o que você disse no trabalho, só que de maneira breve e mais objetiva que puder.

Faça a conclusão do seu trabalho a melhor parte dele, pois assim você irá garantir que o seu trabalho fique bem mais completo e objetivo.