Como Fazer uma Carta

Como Fazer uma Carta

Escrever uma carta de qualidade, ainda mais nos dias de hoje, não é tarefa fácil. Com a internet, o email e o Facebook, poucas pessoas as escrevem com frequência, e assim não sabem fazê-las. Estamos aqui para te ajudar! Neste guia, você aprenderá como fazer uma carta do modo correto.

1. Comece com a data. A primeira linha da sua carta deve ler o local de onde escreve e a data completa. Por exemplo: São Paulo, 30 de março de 2013.

2. Faça a sua abertura. A formalidade de sua abertura depende do destinatário da carta, isto é, para quem esta carta irá. Se for um amigo, pode começar com “Querido amigo,”, mas se for para um cliente ou alguém mais velho ou que você tem grande respeito por, é recomendado utilizar o “caro” ou simplesmente chamar a pessoa pela nome (“Jonas,”).

3. Escreva o “corpo”. Agora é a hora de transmitir a sua mensagem. Tente passá-la de um modo claro e sucinto. Além disso, não se esqueça de utilizar parágrafos para estruturar seu texto, porque nada é pior que um texto longo difícil de ler.

4. Feche a carta. O fecho pode ser formal ou informal, novamente dependendo do interlocutor. Fechos comumente utilizados são atenciosamente ou sinceramente para uma carta mais séria e saudades e abraços para as menos.

5. Assine seu nome. É de costume escrever seu nome no lado direito da folha, mas isso é sua escolha.

6. Releia. Faça uma leitura calma da sua carta para estar confiante de que não há erros ou falhas. Se eles existiram, corrija-os.

7. Envie a sua carta! Agora que tudo foi feito, só falta uma coisa: mandar a sua carta. Parabéns, você conseguiu!