Como Fazer uma Carta Formal

Como Fazer uma Carta FormalEm algum momento da vida você certamente já precisou escrever uma carta a uma pessoa ou entidade de grande posição ou maior do que você.

É nesse momento que você precisa ter as palavras na ponta da caneta para poder esclarecer todas as suas ideias e tornar claros os seus objetivos para que a comunicação flua bem e que não restem dúvidas das suas intenções em escrever a mensagem.

É claro que as cartas escritas à mão são uma coisa rara nos dias de hoje.

1. A maior parte das correspondências são por e-mail, mas a forma de escrever é a mesma. No modelo de carta formal, você deverá iniciar o texto com o cabeçalho que deve conter à esquerda o nome e endereço do remetente, ou seja, quem escreve a carta.

2. Do lado direito do cabeçalho deve ter o nome do destinatário, nome da empresa ou organização a qual a pessoa pertence.

3. O modelo da carta deverá ter a data e o assunto do documento. É importante não se esquecer de colocar o início, a abertura e o texto inicial do documento. É interessante dizer e repetir o nome de tratamento e mostrar os seus objetivos para escrever o documento de maneira formal, e não resumida.

Existem alguns tipos de modelo que têm um padrão específico para ser seguido.

Certamente você vai dar bola dentro.

Para se candidatar à uma vaga de emprego:

“Em resposta ao anúncio publicado no jornal Folha da Cidade publicado dia 1º de julho, venho apresentar a V. Ex.as a minha candidatura a vaga de analista de compras”.

Prossiga com a mensagem e encerre da seguinte forma:

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.a, apresento os meus melhores cumprimentos”

Ou

“Atentamente”

Não se esqueça de colocar a sua assinatura no fim da mensagem, do lado direito e no rodapé da página.