Como Fazer uma Carta Formal

Como Fazer uma Carta FormalVocê certamente cresceu ouvindo seus professores de português falarem que existe uma forma diferente de se falar com cada pessoa. Eles devem ter dito isso enquanto explicavam pronomes de tratamento ou a diferença da linguagem formal e informal e eles disseram isso pra exemplificar que você não pode chegar no seu chefe dizendo “fala aí, meu brother, tudo suça? Quando sai ‘os pagamento’?” Há uma forma específica para se falar com todo o tipo de pessoas e quando você precisa mandar uma carta formal, então você tem que usar a linguagem formal. Saiba como fazer uma carta formal agora com este novo artigo que o Como Fazer preparou para você.

1.     O cabeçalho – Antes de mais nada é preciso colocar o cabeçalho na parte superior esquerda da carta, onde você vai apontar na primeira linha o seu nome (remetente) e sob seu nome o seu endereço. Um pouco mais abaixo, no canto direito da folha, deve vir o nome do destinatário e, sob ele, também o seu endereço.
2.     Coloque também o local e a data de emissão do documento – Estes centralizados na página, pouco antes do texto formal em uma ou duas linhas abaixo do cabeçalho.
3.     Dirija-se respeitosamente ao destinatário – No começo do texto, você deve se dirigir com respeito ao destinatário. Por exemplo, se estiver mandando uma carta ao presidente “Exmo. (a)Sr. (a) Presidente”
4.     Comunique o motivo da carta – Agora, você deve escrever o motivo do envio da carta formal, lembrando sempre de usar a linguagem formal em sua carta. Isso é muito importante e você não deve se esquecer.
5.     Finalize com agradecimento prévio – Depois de escrever o texto, agradeça previamente a atenção que se deu ao documento e finalize com a sua assinatura. Como no exemplo:

“Desde já agradeço sua atenção.

Respeitosamente,

(assinatura)”