Como Fazer uma Carta de Apresentação

Como Fazer uma Carta de Apresentação Ao mandar um currículo, é importante também mandar uma carta de apresentação. Em sites de vagas de emprego como o Catho, toda vez que você envia o currículo existe a opção de anexar uma carta de apresentação. Claro que isso não é obrigatório, mas as vezes uma carta pode fazer a diferença entre dois currículos com basicamente a mesma qualificação. Neste artigo ensinaremos como fazer uma carta de apresentação.

1. Use contatos que você possa ter na empresa. Se você possui algum familiar na empresa, cite-o na carta e especifique qual o departamento ele trabalha. Isso é uma boa referência de qualidade.

2. Fale sobre suas experiências. Destaque na carta suas experiências profissionais e como elas te ajudaram a crescer. Você  também pode citar experiências da sua faculdade, trabalhos que você desenvolveu em meio acadêmico, são experiências válidas. Empresas gostam de pessoas que realizaram algum tipo de trabalho voluntário, então não hesite em citá-los se você tiver feito algum.

3. Fale sobre a sua educação. Diga aonde você estudou, quais cursos relevantes você possui e o seu desempenho neles.

4. Mostre sua vontade de ocupar a vaga pretendida. Seja enfático no que diz respeito a vontade de ser contratado e fale o que você acha que acrescentaria a função e porque se encaixaria nela. Escreva o que você tem a oferecer para empresa em termos de capacidade e comprometimento.

5. Revise a carta antes de enviar. Leia a carta várias vezes e peça para que outra pessoa também o faça para encontrar qualquer erro de gramática ou concordância. Pega muito mal um erro de português na carta de apresentação.

Seguindo essas dicas, você conseguirá escrever uma ótima carta de apresentação que enriquecerá muito o seu currículo e aumentará suas chances de ser contratado. Certifique-se de que não esqueceu nenhuma informação importante ou que colocou alguma informação que não é relevante para trabalhar na empresa pretendida.