Como Fazer Uma Caixa

Como Fazer Uma CaixaCaixas podem ter os mais diversos tamanhos, formatos, cores e materiais, portanto, iremos ensinar aqui algumas maneiras de se fazer tipos diferentes de caixas, lembrando que outros tipos podem ser feitos, basta um pouquinho de criatividade.

  • Caixas de madeira (caixote) – este tipo de caixas podem ter o formato de cubo (quadrado visto lateralmente) ou de paralelepípedo (retângulo visto lateralmente). Se o seu caixote for aberto, você irá precisar de cinco madeiras nas medidas de cada lado da caixa e da base, deixando a base sempre para o lado de dentro, ou seja, as laterais devem circundar a base. A montagem do caixote consiste em pregar cada lateral e a base pelas pontas. Se você quiser fazer uma tampa, precisará de uma madeira do tamanho exato da base. Esta deve ser pregada apenas em dois cantos, espelhados, para que a tampa tenha movimento. No lado oposto de onde irá pregar a tampa faça um corte retangular no qual caiba quatro dedos da mão, para que possa puxar a tampa para cima.
  • Caixas de papelão – da mesma maneira como as caixas de madeira, as caixas feitas de papelão também podem ter o formato de cubo ou de paralelepípedo. Vamos ver como fazer caixas cúbicas de papelão. Você precisará de uma peça única de papelão, contendo o sêxtuplo de área da base da caixa pretendida. Na metade vertical da folha, desenhe quatro quadrados que irão até o outro lado, estes quadrados serão as laterais da caixa. Sob uma das laterais, faça outro quadrado que também irá ao final da folha, esta será a base da caixa. Sobre cada lateral, um retângulo com altura de meio quadrado (medidas de cada lateral), para formar a tampa. Antes de cortar, faça pequenas bordas para unir as laterais e ao redor da base. Nestas bordas você irá colar a sua caixa. Recorte e cole.

Você pode fazer outros formatos de caixas apenas mudando as medidas. Lembre-se de manter iguais as medidas das laterais que forem paralelas.