Como Fazer uma Bússola

Como Fazer uma BússolaA bússola foi criada pelos chineses cerca de 2000 a.C., é usada como instrumento de navegação e orientação e baseia-se no magnetismo dos materiais ferromagnéticos, como o imã e o campo magnético terrestre.

A bússola foi uma invenção genial que permitiu o aperfeiçoamento das técnicas de navegação devido a orientação dada àqueles que se lançavam ao mar num período em que não havia o Google Maps.

Foi por meio dela que muitos países e continentes foram descobertos e puderam ter uma rota marítima segura e bem traçada.

As bússolas profissionais são compostas pela base, que pode ser de plástico ou madeira, agulhas magnéticas e linhas de norte.

Mas é possível construir uma bússola em casa, usando materiais simples e baseando-se no que os chineses há mais de 4000 anos atrás descobriram, o campo magnético terrestre e o imã.

Materiais:

Uma rolha de cortiça

Uma agulha de costura

Uma faca

Vasilha com água

Um imã (de verdade, não aqueles de geladeira)

Modo de fazer:

1 Corte a rolha de cortiça, e a deixe com 1 cm de altura.

2 Faça um corte bem raso com a faca apenas para que a agulha de equilibre sobre a rolha.

3 Em uma das extremidades da agulha passe o imã 20 vezes sempre na mesma direção, com isso ela ficará magnetizada.

4 Fixe a agulha no corte da rolha e ponha sobre a água. Se você mexer na agulha, ela sempre voltará à mesma posição, sempre apontará para o Norte geográfico.