Como Fazer Uma Boneca de Pano

Como Fazer Uma Boneca de PanoAs bonecas de pano por mais que muita gente ache antiquado,  ainda há crianças que gostam, mas muitas mães na atualidade se veem em apuros ao tentar fazer uma. Porém você notará com as dicas abaixo que elas são muito fáceis de fazer.

1. Escolha o perfil de sua boneca. Comece escolhendo a cor ( pode ser de acordo com a criança ou de acordo com a impressão que quer causar na criança ), rosa, azul,  bege, marrom, fica a seu critério.

2. Escolha o tecido. Pode ser liso ou com textura, isso não importará. Como parte da tradição, as bonecas de pano são feitar a partir de retalhos de tecido,  então, procure retalhos por sua casa ( você pode usar roupas velhas ou que não lhe caibam mais).

3. Desenhe o contorno da boneca em um pedaço de pano. Lembre-se: é importante que você deixe pelo menos 1, 5 cm de espaço extra ao redor, pois quando você enchê-la, ela irá inchar e os lados serão ligeiramente contraídos. Pratique um esboço primeiramente em um papel.

4. Coloque uma segunda camada de tecido unindo os lados direitos dos mesmos tecidos ( eles ficarão para dentro ) . Corte- os na linha externa.

5. Prenda o tecido com alfinetes e costure pelo contorno, deixando um espaço para colocar o enchimento.

6. Afrouxe  os pontos em torno das curvas e os cantos, cortando entalhes na borda do tecido.

7. Desvire- a. Como ela foi costurada ao avesso, chegou a hora de começar a  fazer o rosto e  a roupa.

8. Encha a boneca com qualquer material de tecido que quiser ( para que ela fique bem fofa,  você pode usar algodão, retalhos ou ainda  o mesmo material usado para encher ursos de pelúcia.

9. Vire as bordas da abertura para o interior da boneca e costure à mão ou à máquina para fechar, reforçando bem os pontos onde você recheou a boneca.

10. Costure as pernas e os braços para formar os membros superiores e inferiores da sua boneca. ( é opcional )

11. Decore de acordo com seu gosto.  Borde um rosto ( olhos, nariz, boca ) . Caso queira, pode usar botões para fazer os olhos,  o cabelo pode ser feito de lã.

12. Costure as roupas para sua boneca ou roupas usando meias.

DICAS :

Essa boneca é sua,  então use toda sua criatividade, coloque o cabelo e o rosto da maneira que preferir;

Quanto maior a boneca, mais fácil de manusear será.

Observação: Caso você seja uma criança, peça ajuda a um adulto para costurar a boneca.

Tenha o cuidado adequado com máquinas de costura, agulhas e tesouras.