Como Fazer uma Bom Resumo

Como Fazer uma Bom ResumoMuitas pessoas nem sabem mas na hora de fazer um resumo seja na escola, seja na faculdade é preciso estar atento a determinados itens, como se o conteúdo está sendo transmitido de forma fiel, se a interpretação individual está sendo de acordo com o que realmente está dado no texto entre outros detalhes que fazem juntas um bom resumo. Por isso montamos algumas dicas de como fazer um bom resumo, assim você não se perderá nas ideia transmitidas no texto, podendo depois recorrer a ela para estudo de uma prova.

1. Utilize uma caneta marca-texto: muitas pessoas na hora de fazer um resumo acabam utilizando uma caneta marca-texto, para destacar determinadas partes. Isso é muito bom pois faz com você recorra as ideias principais do texto na hora de formular um bom resumo.

2. Os tópicos devem ser ressaltados em seu resumo: na hora de escrever um resumo de um texto é preciso ficar atento aos tópicos que aparecem no texto e que compõem o sentido do texto. Por isso se você está sem ideia de como fazer o seu resumo, comece pelo primeiro tópico separando as ideias principais e ainda as questões que vão sendo construídas.

3. Faça um bom resumo: na hora de fazer um resumo longo, muitos estudantes acabam sintetizando ao máximo as ideias passadas de um determinado texto, mas isso nem sempre é uma boa ideia pois na hora que você precisar recorrer ao texto como para uma prova terá que olhar tudo novamente. Por isso uma boa dica sempre, é fazer um bom resumo.

4. Tente enxergar a ideia central do texto: muitas vezes lemos um texto e quando chegamos ao fim não sabemos, mas o que vimos nas primeiras páginas, para que isso não atrapalhe o seu entendimento do texto tente enxergar a ideia central do texto, sobre o que ele trata e que abordagens o autor tem de determinados aspectos trabalhados no texto.