Como Fazer uma Boa Redação

Como Fazer uma Boa RedaçãoA redação é algo muito comum, e exigido principalmente em vestibulares e alguns processos seletivos, como concursos. As vezes torna-se o terror do candidato, que fica na duvida de como escrever e por onde começar. Saiba como fazer uma boa redação.

1. Se prepare.

Antes de começar a escrever se prepare, coloque no rascunho as ideias principais que pretende escrever, pode ser em verbos, palavras ou frases. A partir da ai você conseguirá desenvolver sua redação.

2. Escolha o título se pedirem.

Coloque o título, não se esqueça porque as vezes a banca nem coloca, mas ele é necessário, ela te da um tema mas o título deve ser de sua autoria. A não ser que a banca deixe claro que não há necessidade de título.

3. Tenha clareza ao escrever.

Tenha  clareza na hora de escrever, o segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da sua escrita.

4. Seja objetivo.

Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis. Por isso não repita idéias, não use palavras demais ou outras coisas que sejam só para aumentar as linhas. Concentre-se no que é realmente necessário para o texto.

5. Seja coerente.

A  coerência e coesão entre todas as partes de seu texto, é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo. Para isso, é  estabeleça uma ordem para as idéias se completarem e formem o corpo da narrativa.

6. Cuidado com a escrita.

Cuidado na hora de escrever e dos erros de português, muita gente acaba perdendo ponto nesse aspecto. Se não sabe escrever uma palavra use outra ou então o sinônimo. Se sua redação for formal, nada de gírias, no geral as de concurso e vestibular são no padrão culto a língua.

7. Leia sua redação.

Ao terminar sua redação, leia e releia, assim você pode corrigi-la e verificar se há algum erro, ou falta de coerência. Se a introdução o desenvolvimento e conclusão estão interligados. E se você não fugiu do assunto principal.

8. Leia livros.

A expressão quem ler bem, escreve bem, é uma verdade. Isso porque a prática da leitura ajuda e muito a desenvolver a sua escrita, procure ler textos e livros que sejam na linguagem culta.

Com muita atenção você pode fazer uma boa redação.