Como Fazer Uma Boa Limpeza no Cabelo

Como Fazer Uma Boa Limpeza no CabeloLavar o cabelo pode parecer uma tarefa simples e sem mistérios, se realizada sem cuidado, de qualquer jeito pode ocasionar danos feios aos cabelos, pois é o segredo para conseguir fios soltos, com movimento e brilho. A escolha do shampoo e o jeito de aplicá-lo e enxaguá-lo influenciam no resultado. Para te ajudar a fazer uma boa limpeza, veja o passo a passo a seguir. É garantia de madeixas incríveis entre uma lavagem e outra.

1. Escolha bem o shampoo - O ideal é aquele que limpa os fios sem ressecar ou deixar excesso de gordura no couro cabeludo. Procure na embalagem a classificação que corresponde ao seu tipo de cabelo (seco, normal ou oleoso) ou o estado em que ele se encontra (tingido, alisado, opaco, com queda etc.). Substâncias como argila, jaborandi, hortelã e algas marinhas ajudam a controlar a oleosidade. Quem precisa combater o ressecamento deve procurar por pantenol, lanolina, aloe vera e ceramidas. Se o objetivo for preservar a cor das madeixas coloridas, aposte em ativos antioxidantes, como vitamina E, óleo de macadâmia e óleo de semente de girassol. A queratina é o componente certo para quem precisa reestruturar a fibra capilar danificada.

2. Saiba usar a quantidade ideal do produto - Para quem tem cabelo curto, vale a medida equivalente a uma moeda de R$ 1; para as donas de madeixas de comprimento médio, o dobro. E, para as longas, três moedas.

3. Aplicação e enxágue - O condicionador vem logo depois do shampoo e deve ser usado toda vez que lavar o cabelo. É ele o responsável por fechar as cutículas dos fios e facilitar o desembarace após a lavagem. A máscara, que tem fórmula com ingredientes concentrados, serve para tratar as madeixas a cada 15 ou 30 dias. Aplique-a entre o xampu e o condicionador para que os ativos penetrem no fio. E não se esqueça do leave-in: aplicado nos fios úmidos ou secos, ele forma uma película em volta da fibra capilar, protegendo-a de agressores externos, como o sol, o calor do secador e da chapinha, a poluição e o vento. Se tiver FPS na composição, melhor!

4. Saiba investir no shampoo seco - A função desse tipo de produto é fazer uma limpeza (sem água) instantânea e superficial, eliminando a oleosidade dos fios. Também prolonga o efeito da escova, já que mantém as madeixas com a aparência limpa por mais tempo. Mas atenção: apesar dos benefícios, o shampoo a seco deve ser usado apenas em emergências e em pouca quantidade, pois a utilização diária pode causar irritação ou feridas no couro cabeludo.