Como Fazer uma Boa Introdução

Como Fazer uma Boa IntroduçãoTodo trabalho acadêmico pede uma introdução, ela é indispensável pois orienta aquele que vai ler a produção científica a compreender melhor o que foi desenvolvido.

Apesar de vir logo no início, a introdução deve ser a última a ser feita pois é um pequeno resumo do que foi desenvolvido e ao longo da produção do trabalho algumas informações devem ser acrescidas à ela.

O que deve conter: Na introdução explique a importância do trabalho desenvolvido, a maneira como foram obtidos os dados que ela contém e o motivo contextualizado de ter abordado o tema escolhido. Algumas hipóteses podem ser levantadas, mas de maneira resumida. Ambiente o leitor, mostre por meio da introdução do que se trata o trabalho e quais linhas ele segue. Alguns autores podem ser citados, aqueles mais importantes que fundamentaram a pesquisa.

O que não deve conter: Jamais coloque na introdução as conclusões do trabalho, caso isso seja feito não haverá porque lê-lo até o final. A introdução também não deve ser longa demais, pois o principal é o corpo do trabalho.

O objetivo da introdução é mostrar clara e objetivamente o porquê de ter desenvolvido o trabalho acadêmico, mas cuidado para não desvendar o trabalho todo nela, o leitor deve orientar-se pela introdução para começar a ler o restante da produção científica e daí compreender o tema abordado como um todo.