Como Fazer uma Boa Entrevista

Como Fazer uma Boa EntrevistaFinalmente chegou a hora. Depois de preencher seu currículo, encontrar uma vaga adequada e enviá-lo a mesma, você poderá, pela primeira vez, ficar frente a frente com a empresa. A partir de agora tudo que você fizer influenciará diretamente em seu futuro profissional. Gestos, roupas, atitudes e até seu perfume podem ser determinantes para que você conseguir ou não a vaga. Por isso, antes de sair para entrevista, colete o máximo possível de informações referente a empresa contratante pois saber detalhes sobre a empresa contratante demonstra ao recrutador que você possui mesmo interesse na vaga. Confira agora algumas dicas.

1. Hoje em dia quase todas as empresas têm Sites na Internet. Aprenda algo sobre a empresa antes de ir a uma entrevista. Mas, atenção, não mostre que sabe demais sobre a empresa. Use essa informação para fazer algumas perguntas sobre a empresa.

2. Liste no papel todas as perguntas que você pensa que um entrevistador lhe poderia fazer. Então prepare algumas respostas e escreva-as por baixo das perguntas. Escrever as perguntas e as respostas ajudá-lo-á a recorda-las. Pratique com o alguém as respostas a essas mesmas perguntas.

3. Pense nas suas fraquezas. Deve estar preparado para que lhe façam referencia a uma área na qual a sua experiência / conhecimento têm algumas falhas. Se não lhe for perguntado, encontre uma maneira incluir isso na entrevista. Os entrevistadores esperam ouvi-lo falar nos seus pontos fortes, mas não esperam ouvi-lo falar dos seus pontos fracos ou “necessidades”. Apreciarão a sua sinceridade, e irá impressiona-los. Entretanto, assegure-se de que as falhas que você divulgue podem ser facilmente remediadas.

4. Leia o seu C.V. e planeie como explicar um “lapso de tempo”. Por exemplo, se você tiver um par dos meses entre deixar um trabalho e começar um novo, certifique-se de que tem uma boa explicação para o que fez durante o período intermédio entre os dois empregos

5. Certifique-se de que o seu passado acadêmico e ou de trabalho, sejam discutidos. Assim, esteja preparado para falar sobre realizações específicas, uma melhor descrição do trabalho. Explique o que você sentiu sobre um sucesso ou um fracasso. Os sentimentos são importantes.

6. Perguntas. Evite perguntas que empurrem o entrevistador para um compromisso – a menos que você esteja a ser entrevistado para um trabalho de vendas. Algumas perguntas boas a levantar são:

-  Pode falar-me um pouco sobre as pessoas que trabalham nessa equipa?

- Com que frequência as pessoas progridem na organização?

- Quando é que se pode esperar uma decisão sobre este processo de selecção?

7. Use os verbos na terceira pessoa, evite o “eu”, ao falar sobre o trabalho. Evite falar como se o trabalho já fosse seu. Não pergunte: “Qual vai ser o meu salário por mês?” Pergunte antes: “Qual é aproximadamente o salário mensal para este cargo?”.