Como Fazer Uma Boa Entrevista de Emprego

Como Fazer Uma Boa Entrevista de EmpregoFazer uma entrevista de emprego pode ser uma experiência muito positiva e uma boa entrevista pode te garantir seu cargo tão sonhado na empresa que você quer trabalhar, mas se você por acaso se sente inseguro a respeito de como agir em uma entrevista então vamos te ajudar e te ensinar como fazer uma boa entrevista de emprego.

1.     Escolha roupas adequadas – O avaliador irá observar TUDO em você e roupas inapropriadas farão com que ele pense que você não sabe se comportar diante de um ambiente profissional (E como, se você não consegue nem escolher a roupa adequada para a entrevista?). Então por favor, nada de tentar seduzir o entrevistador! Nada de roupas curtas ou apertadas. Na dúvida do que vestir opte sempre pelo mais social e cores neutras, que passam uma seriedade em sua aparência.

2.     Mantenha a calma e seja confiante – Afinal confiança é o que as empresas procuram. O RH de toda empresa séria busca talentos para suas organizações e entende-se como talento toda a pessoa que apresente o que chamamos de CHAV (Conhecimento, habilidades, atitudes e valores). A maioria dessas coisas só se identifica com vivência e este é o motivo pelo qual há em muitas empresas fases de dinâmica de grupo. Mas numa entrevista de emprego o que mais se evidencia são as atitudes. O modo como você, pensa e age, quando espontâneos, sempre estão de acordo com sua atitude pessoal e, claro, profissional. Por isso seja muito confiante.

3.     Nunca minta em uma entrevista – Se tem uma coisa que as pessoas costumam fazer em entrevistas de empregos é mentir e isso não é nada bom. Você será avaliado a todo instante a partir do momento que entrar para a empresa e se disser que é capaz de fazer coisas de que não é capaz então isso irá complicar sua vida no trabalho futuramente. Além disso, acredite em mim: A maioria das pessoas não sabem mentir e o corpo dá sinais que os avaliadores foram treinados para identificar. Mentir é uma péssima escolha.

4.     Cuidado com alguns sinais do corpo – Aliás: Cuidado com o corpo inteiro. Como já foi dito antes: O seu corpo fala tanto quanto você e ele denuncia sensações e posturas. Por exemplo: Ao sentar de pernas cruzadas nunca segure o tornozelo com as mãos, isso indica insegurança. Ao responder perguntas procure sempre olhar nos olhos do entrevistador isso porque uma das coisas mais comuns é olhar para cima quando se está mentindo ou inventando algo. Olhar pra baixo também pode ser visto como insegurança.