Como Fazer uma Boa Dissertação

Como Fazer uma Boa DissertaçãoFazer uma dissertação é um grande desafio para alguns estudantes. Mas é preciso dominar esse tipo de redação, pois é o mais cobrado, não só no colégio, mas nos vestibulares também. É claro que o conteúdo da redação é essencial, mas se você não conhecer as exigências e características básicas da dissertação você perderá muitos pontos na hora da correção. Para melhorar  o quadro das pessoas que têm dificuldade com essa modalidade de texto, aqui estão reunidas algumas normas para você não errar na hora de escrever sua dissertação.

1. Os verbos devem estar em terceira pessoa, ou seja, referindo-se a “ele”,” ela”, “eles” ou “elas”.

2. A linguagem da dissertação é formal, por isso, obedece às normas gramaticais. Marcas de oralidade e gírias  estão excluídas.

3. Tome cuidado com as expressões. Coisas como “eu acho”, no meu ponto de vista” ou “na minha opinião” são bastante redundantes, já que a dissertação é um tipo de texto que mostra o ponto de vista do autor em relação a um fato. Então, é redundante usar tais expressões, mesmo porque deve-se manter a terceira pessoa do discurso.

4. Os períodos devem ser objetivos e claros. De preferência, mais breves, pois períodos muito longos geram confusão. Aproveite e verifique se a pontuação está correta, como por exemplo, se o ponto final está presente em cada ideia finalizada. Estará errada se as orações estiverem emendadas por vírgulas, ocasionando o período longo e confuso.

5. Preste atenção na estrutura do texto. Verifique a paragrafação, ou seja, a divisão por parágrafos e também se há introdução, desenvolvimento e uma boa conclusão. Muitas vezes, esta última parte é esquecida.

6. Por último, é indispensável que você faça uma revisão para identificar erros ortográficos que podem ter passado despercebidos. Verifique também se os parágrafos não estão muito longos, pois devem ter 6 linhas no máximo. Observe se sua dissertação tem o mínimo de 15 linhas escritas e o máximo de 35.