Como Fazer uma Bandeira do Brasil

A bandeira de um país é um símbolo nacional importantíssimo, pois identifica a nação e se torna um símbolo de união entre os compatriotas.

A bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, 4 dias após a proclamação da república e foi elaborada baseada em fundamentos positivistas.

Como Fazer uma Bandeira do BrasilA bandeira do Brasil tem cores fortes, formas marcantes e significados específicos para cada elemento que a constitui. Ela é formada por um retângulo verde, no qual está inserido um losango amarelo cujo centro possui um circulo azul com estrelas brancas e ao centro uma faixa branca com a frase “Ordem e Progresso” no mesmo tom de azul do circulo.
E cada elemento possui um significado.
A cor verde simboliza as matas brasileiras;  o amarelo simboliza as riquezas minerais do solo; o azul simboliza o céu; o branco simboliza a paz; as estrelas simbolizam cada estado brasileiro e o Distrito Federal.  A frase “Ordem e Progresso” é de origem positivista de autoria de Augusto Comte.

No mês de setembro, quando temos as comemorações da Independência do Brasil o patriotismo do povo brasileiro se torna mais evidente e podemos ver mais bandeiras do nosso país espalhadas. As escolas também costumam comemorar a data e estimular a confecção de bandeiras. É uma atividade lúdica que envolve e agrega conhecimento sobre a história do nosso país.
Pensando nisso temos dicas interessantes para a confecção de bandeiras do Brasil de forma prática.

Para a confecção dessa bandeira você precisará de:

4 folhas de papel cartão (sendo 1 verde, 1 amarela, 1 azul e 1 branca)
1 hidrocor ou caneta permanente azul
Cola branca
Tesoura

1. Separe as folhas de papel cartão.

2. A folha verde deve ser reservada para a montagem.

3. A folha amarela deve ser recortada em forma de losango de forma que encaixe perfeitamente na folha verde. E reserve.

4. A folha azul deve ser recortada em forma de circulo, num tamanho que encaixe no centro do losango amarelo. Reserve

5. A folha branca servirá para construção da faixa central e das estrelas. Lembre-se de fazer 27 estrelas pequenas para que caibam no círculo azul. Na faixa escreva com a caneta permanente a frase “Ordem e Progresso”.

6) Agora basta colar as partes na ordem seguinte: o losango amarelo na folha verde, o circulo azul no centro do losango amarelo, a faixa no centro do circulo azul e as estrelas, sendo 26 estrelas abaixo da faixa e uma acima.

Feito tudo isso você terá uma bandeira do Brasil perfeita!

De acordo com a sua criatividade você pode construir bandeiras com vários outros matérias: tinta, argila, papel machê ou até tampinhas de refrigerante.