Como Fazer uma Bacalhoada

Como Fazer uma BacalhoadaEssa é uma famosa receita, ótima para ser preparada quando a família inteira está reunida em torno de uma mesa. Afinal, ela é um prato que rende boas porções e que não é tão complicada de ser feita, você só precisa ter bastante atenção na parte em que irá dessalgar o bacalhau. Mas, neste artigo iremos dar algumas dicas de como isso pode ser feito para que você consiga fazer este prato com perfeição. Certamente você irá receber bastantes elogios por uma receita tão saborosa. Leia o nosso artigo e aprenda a preparar uma maravilhosa bacalhoada. Vai ser uma boa opção para este final de semana, pode ter certeza.

1. Ingredientes para fazer a bacalhoada. Anote os ingredientes necessários para que você consiga fazer a sua bacalhoada com extrema excelência. Talvez a receita fique um pouco cara devido ao bacalhau, mas vai valer muito a pena.

- 1 quilo de bacalhau limpo e dessalgado

- 1,5 quilo de batatas

- 4 cebolas médias ou 3 grandes

- 6 ovos cozidos e cortados em rodelas

- 6 tomates maduros sem pele e sem sementes

- cheiro verde

- alho picado

- 1 xícara de chá de azeite

- 1 xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço ou verdes

2. Fazendo a bacalhoada. Primeiramente você terá que dessalgar o bacalhau. Ponha em água fria por mais ou menos 24 horas e esteja sempre trocando a água. Feito isso, ferva-o até que ele fique mais macio. Assim que atingir este ponto, escorra-o e reserve a água na qual o bacalhau for fervido.

Descasque as batatas e cozinhe-as na mesma água em que o bacalhau foi cozido. As batatas devem ser cozidas inteiras. Depois, retire-as dessa água e deixe que elas fiquem escorrendo. Agora será a hora de cozinhar as cebolas inteiras e com casca nessa mesma água. Quando estiverem cozidas, retire-as e corte as cebolas em pétalas.

Após ter feito essas primeiras etapas da receita, coloque o azeite, o cheiro verde, o alho picado e se quiser, um pouco de pimenta-dedo-de-moça picadinhas e sem sementes.

Cozinhe os tomates na água e retire a casaca e as sementes e faça o mesmo com os ovos e acrescente a mistura do parágrafo acima.

3. Montando a bacalhoada. Em uma travessa grande e funda, comece a montar a sua bacalhoada. A primeira camada deve ser a de batatas, depois o bacalhau em lascas, depois as cebolas em pétalas, depois os ovos cozidos cortados, depois as azeitonas, e o molho que foi preparado. Vá fazendo isso até que todos os ingredientes acabem.

Leve ao forno e espere que comece a borbulhar, isso vai levar mais ou menos uns 30 minutos. Sirva com um pouco de arroz branco que ficará uma delícia.

Aposto que irá preparar essa receita incrível, não é mesmo? Pode ter certeza que você vai obter um excelente resultado.