Como Fazer Uma Ata

Como Fazer Uma AtaAta é um documento que representa uma reunião e deve conter os problemas discutidos, as sugestões e soluções encontradas, além de ser assinada por todos os participantes da reunião e por fim assinada pelo autor (responsável por redigir) da ata.

Uma boa ata não é uma ata escrita com muitas palavras ou palavras difíceis, mas o documento deve ser eficiente, fácil de ser compreendido e objetivo. Evite sempre o formalismo em excesso. Claro que o linguajar não deve ser informal, mas o principal objetivo é fazer-se entender pelos participantes da reunião.

Para se escrever uma boa ata, deve-se cumprir alguns itens:

  • Na apresentação, a ata deve conter ainda nas primeiras linhas o objetivo da reunião e tudo que pretende ser abordado.
  • Os temas abordados devem tem uma ordem cronológica, como quem conta os fatos ocorridos na reunião.
  • Para encerrar o documento, liste todas as soluções sugeridas e quiçá acatadas para os problemas apresentados.
  • Recolha na última folha a assinatura de todos os integrantes da reunião. Caso tenha executado a ata no computador, tenha disponível uma impressora, pois as assinaturas devem ser colhidas fisicamente ao final da reunião.
  • Seja sempre imparcial. A pessoa que redige a ata nunca deve transparecer uma posição em nenhum dos assuntos abordados, principalmente nos assuntos mais polêmicos. Sempre coloque sua posição falando na reunião, mas jamais a expresse no documento.

Hoje em dia são aceitas atas feitas no computador portátil, apesar de isso ainda ser raro. O mais comum ainda é o caderno de ata. No caso de condomínios, onde as reuniões são regulares, as atas são feitas umas após as outras ocupando o caderno.

Também é uma dica evitar usar muitas palavras para expressar uma ideia. Seja sempre sucinto e faça-se entender. Também não tenha vergonha de pedir ajuda aos outros integrantes quando não conseguir expressar uma ideia.