Como Fazer uma Ata de Reunião

Como Fazer uma Ata de ReuniãoFazer uma ata de reunião é muito importante e necessita todo cuidado possível, pois você precisar estar muito atento ao que aconteceu na reunião. Por isso, sempre que for solicitado que você faça uma ata de reunião, preste o dobro da atenção e anote tudo o que foi passado com objetividade e clareza. Saiba que esta ata ficará arquivada na empresa, por isso algumas pessoas têm medo de fazê-las. Mas, fique tranquilo quando isso for pedido, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta ter consciência de o que está sendo escrito foi passado na reunião.

1. Conteúdo de uma ata. Antes de qualquer coisa, você precisa saber o que deverá conter em uma ata de reunião. Um dos itens principais são: data, local, horário de início e fim da reunião, as pessoas que estão presente na reunião e os seus respectivos cargos, a pauta da reunião, que se resume no assunto que foi abordado, as ideias que foram aceitas e as que foram recusadas, o registro das decisões para que todos fiquem cientes do que realmente aconteceu e os compromissos que são os prazos para executar as tarefas discutidas na reunião, o horário, o dia e o local da que a próxima reunião será feito para que estes assuntos sejam abordados para confirmar se foram feitos ou não.

2. Modo que a ata deve ser formada. Siga a ordem que os itens acima foram ensinados para que sua ata fique em ordem. Escreva esta ata a mão e, posteriormente, se preferir, passe para o computador. Lembre-se de pedir a assinatura de todos que estavam presentes na reunião, para que a confirmação da presença seja feita. E quando for começar a escrever, deixe tudo mais centralizado o possível e coloque uma letra legível, pois uma ata é um documento. Caso saiba que você não tem uma boa memória, leve um gravador para que você se lembre de todos os assuntos.

Agora você já pode fazer a sua ata da melhor maneira possível. Siga as nossas dicas que você verá como sua ata será elogiada.