Como Fazer uma Arvore Genealógica

Como Fazer uma Arvore Genealógica

A árvore genealógica é uma representação dos ancestrais de uma pessoa ou família, que ficará na base (raiz). A partir dela são colocados todos os membros da família. Nela pode conter somente o nome dos parentes e/ou informações como data e local do nascimento. É de bastante utilidade para a família, pois pode mostrar novos parentes e até mesmo ajudar a lidar com doenças hereditárias como gota, obesidade, doenças cardíacas, etc. A pessoa da base, geralmente, é o ancestral mais antigo. Abaixo acompanhe uma maneira fácil e eficaz para elaborar a sua árvore genealógica no Microsoft Word:

1.  Início.  Escolher qual pessoa será o ponto de partida. Como será feita no Microsoft Word, abrangeremos quatro gerações, que caberá em apenas uma página.

2.  Pesquisa. Reunir o máximo de informações sobre todos os membros da família a partir da pessoa escolhida. Essas informações são: nome completo, data de nascimento, certidão de casamento com data e local, profissão, formação e atestado de óbito com data e local – caso haja – entre outras informações.

3.  Abrindo o Microsoft Word. Abra um novo documento no Microsoft Word.

4.  Inserir formas. Vá para a opção inserir>formas>retângulo de cantos arredondados.

5.  Ramificação. Coloque o nome da pessoa mais velha em um retângulo e conforme o parentesco vá incluindo o restante em novos retângulos criados abaixo. Você deve ser o ultimo nome e caso tenha irmãos, deve ficar ao meio deles, pois está fazendo a sua árvore genealógica. Não se esqueça de adicionar as informações complementares, que são a data de nascimento, casamento, óbito, etc.

6.  Ligando os retângulos. Novamente na opção inserir>formas>linha, esse recurso vai ajudar a ligar os retângulos uns aos outros corretamente.

7.   Separação de sexos. Os membros masculinos devem ficar ao lado direito e os membros femininos, ao lado esquerdo, é até uma forma de organização e ajuda na melhor visualização.