Como Fazer Uma Antena WI-FI

Como Fazer Uma Antena WI FIVocê quer aumentar o sinal de sua rede sem fio, mas está achando o preço dos adaptadores muito alto? Veja nesse texto como fazer uma antena Wi-Fi utilizando peças comuns e fáceis de serem encontradas, sem precisar de um software específico.

1. Vá a uma loja de informática e Compre um adaptador USB sem fio externo (estilo “dongle”). Este dispositivo tem a capacidade de acessar redes wireless. Ele será preciso mesmo que seu computador já tenha uma placa de rede.

Para melhor compatibilidade, compre um adaptador que tenha o padrão de configurações segundo seguinte: 802.11b e 802.11g.

O formato do aparelho influencia na qualidade de captação de rede, compre um que tenha uma polegada, ou maior, pois quanto maior mais potente.

2. Compre também um cabo de extensão USB. Estes são fáceis de serem encontrados. Co pre um que tenha uma ponta macho e outra fêmea. Ele será utilizado para conectar o adaptador ao PC. A antena é direcional, logo você precisará aponta-la para o local de acesso. Veja se o cabo é longo o bastante até no máximo 5 metros.

3. Apanhe algo como uma peneira, ou tela para fritura para dar segmento, preferencialmente objetos que tenham o formato de uma antena parabólica, mas que sejam feitos de metal. Quanto maior, mais forte o sinal, mas também mais difícil de carregar por aí.

4. Monte o sistema. Conecte o adaptador WiFi e o cabo à antena utilizando um arame, fita adesiva ou cola quente. Posicione o adaptador no centro do prato. Sinais convergem ali e se espalham pelas pontas, logo você terá uma melhor recepção neste ponto, alguns dedos acima da superfície.

5. Conecte o cabo ao computador e configure a antena como sua placa de rede WiFi.

6. Direcione sua nova antena para o ponto de acesso.

7. Ajuste o sinal. Após conectar a antena ao PC, verifique o indicador de sinal no computador enquanto movimenta a antena. Há alguns programas que auxiliam bastante nessa fase como o NetStumbler, pois esses programas criam um gráfico indicando o a força do sinal.