Como Fazer um Vídeo com Fotos e Música

Como Fazer um Vídeo com Fotos e MúsicaEsse artigo irá ajudar você que deseja  fazer um videoclipe com fotos de viagens, festas de aniversários, fotos de festas de casamento, retrospectiva de um casal, etc.  É um jeito prático e divertido de guardar um momento para sempre.

Antes de fazer a seleção de fotos que você deseja inserir em seu vídeo, é preciso que você tenha um bom programa para fazer esta edição. Atualmente, existem inúmeros programas disponíveis na internet para a sua comodidade e praticidade, mas para ajudar, veja logo abiaxo os melhores programas para criar vídeo com fotos, músicas e textos:

  • Photo Story 3
  • Windows Movie Maker
  • Extra Photo
  • Photo Slide Show Professional
  • Nero Vision

Após ter escolhido o programa, faça o download e instale-o corretamente. Os passos a seguir foram feitos com base no programa Nero Vision, que é o mais fácil para mexer.

1. Selecione as fotos. Procure em seu computador ou na rede fotografias que você deseja inserir no vídeo, sendo que se possuírem grandes proporcões é indicado que você edite-as em um programa especializado.

2. Crie seu próprio DVD. Depois de abrir o programa, vá em favoritos e escolha a opção ” Criar seu próprio DVD de vídeo”. Você poderá criar um VCD de vídeo, usando um CD, mas fique sabendo que a qualidade da imagem irá diminuir.

3. Crie um slideshow. Na próxima tela, escolha a opção “Criar show de slides”.  Clique em “Procurar Mídia” selecione as imagens que você já escolheu e adicione-as ao seu projeto. Aguarde enquanto o programa descarrega todas as fotos. Depois, escolha a opção “Adicionar ao projeto”.

4. Configure a exibição das imagens. As fotos serão descarregadas na linha do tempo. Entre uma foto e outra, há o espaço das transições. Com o botão direito do mouse, clique sobre esse espaço e escolha a opção “Aplicar transição aleatória” a todas as transições. Isso fará com que cada foto seja exibida com um efeito distinto da anterior.

5. Adicione a música. Para adicionar música em formato mp3 siga os mesmo passos que foram indicados para a adição de fotos, não esquecendo de escolher as músicas antes buscando-as em sua biblioteca.  Ao adicionar a música, selecione a aba de áudio. Provavelmente, haverá diferença entre o tempo de exibição das fotos e a duração da música. Clique com o botão “MAIS” e ative o recurso “Esticar o show de slides” para duração do áudio.

6. Finalize o videoclipe. Visualize o clipe clicando no play na tela superior esquerda e, se estiver tudo certo, avance para o próximo passo. Escreva um título ao seu slideshow, clicando sobre a caixa de nome.

7. Crie o menu do DVD. Depois de inseridos, tantos clipes ou filmes, de acordo com a capacidade do seu DVD, avance para o próximo passo, que é a criação do menu. Selecione, o layout, a cor ou a foto de fundo, a fonte dos títulos, as caixas de moldura das janelas e a música que aparecerá no menu do seu vídeo. Clique em “Avançar”.

8. Teste todos os comandos. Na página seguinte, faça os testes do comando de seu menu. Se estiver tudo certo, clique em “Avançar”. Ao gravar selecione a opção “NTSC”, que é a utilizada no Brasil. Leia com atenção a caixa de diálogo que aparecerá, para se certificar que está gravando no formato certo.

9. Grave no DVD. Insira o DVD virgem no drive do micro e inicie a gravação.Se quiser, após ou antes a gravação do DVD, salve seu projeto no computador.

Ao salvar seu projeto no computador, você pode também colocá-lo no YouTube.