Como Fazer um Trabalho

Como Fazer um TrabalhoQuando os nossos professores passam um trabalho já é criado aquele clima de tensão. Fazer um trabalho bem feito não é tarefa fácil e demanda muito de nosso tempo e assim ficamos ainda mais nervosos ainda. Como vamos fazer esses trabalhos se não temos nem tempo para estudar e realizar nossas próprias tarefas? Queremos fazer o melhor trabalho, mas não sabemos como. Existem vários dilemas na vida dos estudantes que passam na hora de se fazer um belo trabalho. Mas, saiba desde já que você pode fazer grandes trabalhos, sem muito trabalho.

1. Organização. É o primeiro passo para que o seu trabalho fique ótimo. Seja organizado principalmente nas idéias que você irá propor. Não atravesse nenhum tema e mantenha a coesão e a coerência durante todo trabalho. Isso irá facilitar muito para quem irá ler.

2. Conteúdo objetivo. Não fique enrolando enquanto escreve o seu trabalho só para ele parecer maior. Isso é o grande erro que os estudantes cometem ao realizar um trabalho. Lembre-se quantidade não significa qualidade. Portanto, tente ser o mais objetivo possível e colocar somente o tema proposto pelo seu professor.

3. Sem erros de português. Isso é inadmissível em um trabalho. Confira-o varias vezes antes de entregar e olhe para que nenhum erro possa passar. Você pode até pensar que não, mas os erros de português contam muito na hora que a nota for dada. Nem pense em usar gírias ou expressões que não estejam claras para outras pessoas.

4. Estética do trabalho. Este é outro ponto que os estudantes não entendem muito. Trabalho bonito não é sinônimo de cores, adesivo e enfeites por toda parte. Um trabalho bonito significa que suas linhas estejam alinhadas, sua capa esteja clara e objetiva, que ele esteja encadernado ou, pelo menos, em uma capinha. Tente sempre colocar as normas ABNT no seu trabalho, mesmo que eles não peçam. Os professores irão admirá-lo muito mais, por estar mostrando uma organização ímpar.

Para se fazer um trabalho é necessária muita dedicação e cuidado com os detalhes. São neles que você poderá passar de um 6 para um 10. Por isso seja sempre claro e mostre que apesar de básico, o seu trabalho estará muito completo.