Como Fazer um Trabalho Escolar

Como Fazer um Trabalho EscolarUma das coisas mais importantes no ensino são os trabalhos. Enquanto no colégio o aluno tem muitas distrações e o auxílio dos professores, é na hora da pesquisa escolar que ele irá pesquisar sobre um determinado tema e, sozinho, demonstrará o que aprendeu. Claro que os pais podem ajudar, mas o trabalho em si deve ser feito pela criança, adolescente ou até mesmo adulto. Neste artigo ensinaremos como fazer um trabalho escolar.

1. Tenha o tema bem definido. Pode ser que o professor tenha definido um tema a ser pesquisado, ou um assunto no qual cabe a você escolher o que irá focar ou até mesmo tema livre, ficando ao critério do aluno escolher. Antes de começar tenha esse tema bem claro na sua cabeça, para iniciar o seu trabalho. Se o tema lhe é desconhecido, antes de começar a fazer de fato, pesquise para saber do que se trata para aí sim ter uma ideia do que abordar.

2. Defina os critérios. Faça a partir das exigências do professor. Claro que um pouco de criatividade e autenticidade é importante, mas cuidado para não fugir do que lhe foi exigido. Muitos alunos se perdem na hora de fazer um trabalho pois acabam falando sobre o que não foi pedido

3. Consulte diversas fontes.  A forma que os alunos pesquisam mudou drasticamente com a Internet. É muito mais fácil entrar no Google e pesquisar sobre o tema, encontrando diversos site falando. Se não encontrar no Google? Bem, então não existe. Mesmo com essa facilidade, é importante usar outras fontes. Abra a velha enciclopédia empoeirada, que é bem provável ela ter algo sobre o assunto. Evite ao máximo utilizar wikipedia. Este site serve para te informar sobre coisas triviais, tirar dúvidas, mas não deve ser utilizada como fonte, pois qualquer um pode escrever sobre o que quiser, ou seja, ela pode ter informações falsas.

4. Faça capa, índice, introdução, conclusão e referência bibliográfica. Você só não deve fazer estes 5 itens se o professor for explicito ao dizer que não são necessários. Se ele não falar nada, faça. Se ele falar que é preciso, logicamente, faça. A capa deve conter o título do trabalho,  nome completo do colégio, nome do professor, o seu nome e sobrenome, turma e, se o colégio possuir mais de uma unidade, qual unidade ele pertence. Índice deve ser feito para indicar em que página está localizado cada item do trabalho, seja o mais detalhado possível e não esqueça de numerar as páginas. Introdução deve ser a abertura do trabalho, explicando o tema e o que será abordado nele. Conclusão retoma o tema abordado e explicando o que foi concluído sobre ele, finalizando o trabalho. Referência bibliográfica deve conter todas as fontes utilizadas para fazer o trabalho. Você deve listar os sites, mas jamais coloque o site de busca e evite colocar wikipedia. Se consultar livros, coloque-os, ele enriquecem o seu trabalho. Utilize o padrão da ABNT para colocar o livro na referência bibliográfica, no seguinte modelo: SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série)

Dicas:

  • Não deixe para fazer na última hora. Comece a fazer no mínimo duas semanas antes, para que você possa fazer, deixá-lo de lado e retomá-lo, dessa forma detectando erros
  • Seja caprichoso na hora de imprimir e entregar. Um trabalho com tinta borrada ou amassada, pode perder ponto simplesmente pela apresentação.