Como Fazer um Trabalho de Análise Literária

Como Fazer um Trabalho de Análise LiteráriaAnalisar uma obra ou partes de uma obra de um determinado autor, é uma tarefa que exige alguns passo e itens essenciais. Muitos estudantes se deparam principalmente na graduação, com texto a serem analisados. Fazer um trabalho de análise literária exige não somente uma leitura profunda e complexa do texto, mas também tempo para absorver e preparar as ideias, que irão compor sua análise. Por isso montamo algumas dicas para você, que não sabe por onde começar.

1. Tenha em mente o tipo de texto que será abordado: existe vários tipos de texto, podem ser ele uma poesia, conto, prosa, crônica entre outros. Por isso é essencial ter mente o tipo de gênero que será trabalhado, assim ficará mais fácil entender os estilos de escrita e tom dado pelo autor do texto em questão.

2. Uma leitura aprofundada é essencial: antes de um trabalho escrito, você precisa ter em mente sobre oque o texto está abordando e questionando. Por isso o primeiro passo é ter uma leitura constante e aprofundada do texto, pois será essencial para uma boa análise literária.

3. Como preparar um trabalho literário: preparar um texto literário é uma tarefa que exige tempo e concentração. Uma análise literária deve conter não somente observações relevantes obtidas através da leitura, mas também discussões e conversas com teórico e outros textos que já trabalharam o mesmo texto .

4. Coloque sempre citações ou estudos sobre um tema abordado no texto: é importante que a sua análise, converse com outros textos e teorias. Citar seja por meio de aspas (“), ou imersas no texto enriquecem-o.

Mas lembre toda citação ou referência deve ser colocada na bibliografia, pois são ideias intelectuais, apontá-las sem os seus respectivos elaboradores, pode ser considerado plágio, por isso cuidado.

5. Faça uma auto crítica de sua análise: ler e rever oque você abordou na sua análise é essencial, entender oque está sendo tratado de uma forma clara e aprofundada é essencial na elaboração de uma boa análise.